A importância do lúdico como ferramenta no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Palavras-chave: Lúdico; Educação Infantil; Ensino de ciências.

Resumo

Este artigo propõe analisar a importância do lúdico e suas contribuições para o ensino de Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Rio Caeté, em Bragança (PA), na Amazônia Oriental. Dessa forma, esta pesquisa terá abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica, com análises a partir de Corrêa e Silva Junior (2010), Kishimoto (1994; 2010), Matos (2013) e Vygotsky (1998); além de pesquisa de campo na Escola, visando compreender as estratégias de interação por meio da ludicidade utilizada pelos professores para facilitar o ensino e aprendizagem da referida disciplina com os alunos e alunas do 2º ano do Ensino Fundamental. Entende-se que o brincar se faz extremamente necessário para uma educação significativa e prazerosa, pois é através do brincar e da prática que o aprender ganha sentido e relevância para as crianças.

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Biografia do Autor

Eliziane Nascimento, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança, na Faculdade de Educação (UFPA/CBRAG/FACED), Integrante do Grupo de Estudos de Educação Socioambiental (GUEAM/UFPA/CBRAG/FACED).

Adson Pereira da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança, na Faculdade de Educação (UFPA/CBRAG/FACED).

Degiane da Silva Farias, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus de Bragança. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado
2021-12-23
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Como Citar
Nascimento, E., Silva, A., & Farias, D. (2021). A importância do lúdico como ferramenta no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Pesquisas E Práticas Educativas, 2, e202109. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2021.2.e202109
Seção
Relatos de experiência