O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Todos os autores devem de preencher o campo URL nos metadados com o link do Currículo Lattes no momento da submissão. Exemplo do link: http://lattes.cnpq.br/4358821746569093

Diretrizes para Autores

Na revista Pesquisas e Práticas Educativas são publicados artigos originais e inéditos resultantes de pesquisas focadas em práticas educativas e processos formativos. Os artigos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês e não devem estar sendo avaliados por outras revistas. Devem ser fornecidas informações sobre os procedimentos éticos adotados durante a realização da pesquisa que originou o artigo. Na revista também são publicadas entrevistas (pesquisadores, ativista sociais e educadores), relatos de experiências educativas e resenhas de obras recentes (publicadas nos últimos dois anos) sobre questões educacionais. Os relatos de experiências devem focalizar situações vivenciadas na Educação Básica e/ou Educação Superior, bem como em outros ambientes ou espaços formativos. A submissão e publicação de contribuições são gratuitas. Todas as contribuições enviadas devem seguir as condições de submissão da revista; serão avaliadas por pares e, para publicação, deverão ser aprovadas pela Equipe Editorial.  Não será cobrada nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.
A submissão e publicação de artigos é totalmente GRATUITA.
1 – O artigo científico (ensaios teóricos ou resultados de pesquisa) deverá possuir de 12 a 20 páginas, numeradas, escrito em português, espanhol ou inglês. No formato de artigo científico poderão ser submetidas traduções de artigos de pesquisadores estrageiros, já publicado em outros meios de divulgação científica e em outro idioma, desde que aprovado pelo Conselho Editorial e com as devidas autorizações (propriedade intelectual).
2 – O artigo deverá ser digitado no editor Microsoft Word, fonte Century Gothic, tamanho 12, espaço 1,5, formatado em página A4. O artigo (incluindo resumo, notas e referências) não deverá ultrapassar 44.000 caracteres com espaços. Deve ser utilizado pelos autores o modelo de arquivo disponibilizado pelos editores. Artigos que não estiverem enquadrados no modelo não serão avaliados!
3 – O artigo deverá conter: título, resumo (máximo 250 palavras) e palavras-chave (três) em português, espanhol e inglês. ATENÇÃO: Os nomes, titulação, e-mail e ORCiD dos autores (informação obrigatória) devem constar nos metadados no processo da submissão.
4 – Não devem estar presentes no artigo referências que possam identificar os autores.
5 – As citações e referências devem seguir as normas da ABNT vigentes.
6 – Notas de final de página: quando existirem, devem ser numeradas sequencialmente e colocadas no final do artigo.
7 – As resenhas deverão ter título e apresentar a referência bibliográfica completa da obra, não devendo ultrapassar 8.000 caracteres com espaços. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos.
8 – Os relatos de experiências deverão se referir a situações vivenciadas em escolas de Educação Básica e/ou Ensino Superior, ou em outros ambientes educacionais, devendo possuir de 8 a 20 páginas. Devem apresentar: introdução com referencial teórico, objetivos da situação relatada, metodologias empregadas (incluindo descrição do contexto), resultados e conclusões. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos, com uso do modelo de arquivo aqui disponibilizado.
9 – Poderão ser submetidas entrevistas realizadas com pesquisadores, educadores e ativistas sociais com expressão e importância nos cenários nacional e internacional para fins de publicação; para tanto, tais entrevistas serão avaliadas pelo Conselho Editorial. As entrevistas deverão possuir de 6 a 20 páginas (conforme modelo). Os videos ou áudios das entrevistas poderão ser disponibilizados para o leitor da revista.
Para enviar contribuições à revista, utilize um dos modelos de arquivo: artigo e artigo de tradução, relato de experiência, entrevista ou resenha.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.