Reflexões acerca do estágio supervisionado na gestão escolar

Palavras-chave: Estágio; Gestão escolar; Gestão democrática.

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de apresentar as principais reflexões realizadas no estágio supervisionado em gestão escolar, o qual se concentrou nas concepções e desafios da atuação da direção e coordenação frente a construção de uma escola democrática. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino infantil situada no município Marabá-PA. Os procedimentos metodológicos se concentraram em uma abordagem qualitativa, além da coleta de dados, observações e aplicação de questionários. A partir da análise dos dados e das experiências alcançadas por meio do estágio como campo de pesquisa, evidenciamos como se efetiva uma organização escolar na prática. Constatamos ainda os enormes desafios para constituir uma escola com princípios democráticos, no qual a gestão necessita ser descentralizada, disponibilizando um espaço para que tanto os professores e servidores da instituição, quanto os pais tenham voz ativa nas tomadas de decisões para a melhoria da qualidade do ensino.

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Biografia do Autor

Milena Braga Vale, Unifesspa

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Marabá, PA, Brasil.

Kelvia Nunes da Silva, Unifesspa

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Marabá, PA, Brasil.

Maysa dos Santos Neres, Unifesspa

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Marabá, PA, Brasil.

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Publicado
2022-01-14
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Como Citar
Vale, M., Silva, K., Neres, M., & Costa, W. (2022). Reflexões acerca do estágio supervisionado na gestão escolar. Pesquisas E Práticas Educativas, 2, e202110. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2021.2.e202110
Seção
Relatos de experiência