The role of technology in times of crisis: a case study of conceptual gains in desmos geometry lessons
Resumo
Em 2020, da noite para o dia, educadores de todo o mundo viram a necessidade de reinventar o ensino e aprendizagem desde que a pandemia do COVID-19 se espalhou pelo mundo. Este trabalho foi realizado no início da pandemia com 5 grupos de alunos de graduação de pedagogia. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar como o ensino de matemática em um projeto completamente virtual poderia colaborar para a o desenvolvimento da literacia matemática dos estudantes. A tecnologia usada foi o programa online Desmos Geometria e o aplicativo Zoom. Os métodos utilizados nesta pesquisa tiveram caráter ambos quantitativo e qualitativo. Pré e pós testes foram utilizados para checar os ganhos dos alunos antes e depois da intervenção. O caráter qualitativo desta pesquisa foi realizado por meio de análises dos vídeos coletados pelo aplicativo Zoom. Os testes utilizados neste estudo mostraram que a tecnologia contribuiu significativamente para o aumento na pontuação do pré-teste e do pós-teste. Contudo, este estudo também encontrou que o computador não funcionou como tutor para os alunos. A tecnologia somente satisfez a função de ferramenta durante este estudo. Suponhamos que para alcançar todos os objetivos, seja necessária a presença de um professor moderador que ajude os alunos a corrigirem seus erros ou esclarecer dúvidas durante as lições. O uso de vídeos no final de cada lição também poderia ser usado para ajudar alunos a investigarem se os objetivos foram alcançados.
Downloads
Referências
AICHELE, D. B.; WOLFE, J. Geometric structures: An inquiry-based approach for prospective elementary and middle school teachers. Pearson/Prentice Hall, 2008.
ANDREWS, P.; RYVE, A.; HEMMI, K.; SAYERS, J. PISA, TIMSS and Finnish mathematics teaching: An enigma in search of an explanation. Educational Studies in 21 Mathematics, v. 87, n. 1, p. 7-26, 2014. DOI 10.1007/s10649-014-9545-3
BENBUNAN-FICH, R.; ARBAUGH, J. B. Separating the effects of knowledge construction and group collaboration in learning outcomes of web-based courses. Information & management, v. 43, n. 6, p. 778-793, 2006.
BLUME, G. W.; HEID, M. K. (ed.). Research on Technology and the Teaching and Learning of Mathematics: Cases and perspectives. IAP, v. 2, 2008.
BRONOWSKI, J. The ascent of man. Random House, 2011.
CLEMENTS, D. H.; SARAMA, J.; YELLAND, N. J.; GLASS, B. Learning and teaching geometry with computers in the elementary and middle school. In: HEID, M. K.; BLUME, G. W. (ed.). Research on technology and the teaching and learning of mathematics: Syntheses, cases, and perspectives. IAP, 2008p. 55-108, 2008.
COMMON CORE STATE STANDARDS INITIATIVE. (2010). Common core state standards for mathematics. Retrieved from http://www.corestandards.org/wpcontent/uploads/Math_Standards1.pdf
DANTE, L. R. (2010). Tudo é Matemática. São Paulo, SP: ática, 2010.
FISCHBEIN, E. The theory of figural concepts. Educational Studies in Mathematics, v. 24, n. 2, p. 139-162, 1993.
FORMAN, E. A. Discourse, intersubjectivity, and the development of peer collaboration: A Vygotskian approach, 1992.
HEATH, T. L. (ed.). The thirteen books of Euclid's Elements. Courier Corporation, 1956.
HEID, M. K.; BLUME, G. W. (2008). Technology and the development of algebraic understading. In: HEID, M. K.; BLUME, G. W. (ed.). Research on technology and the teaching and learning of mathematics: Syntheses, cases, and perspectives. IAP, 2008, p. 55-108, 2008.
HOLLEBRANDS, K.; LABORDE, J.; STRÄBER, R. (2008). Technology and learning of geometry at the secondary level. In: HEID, M. K.; BLUME, G. W. (ed.). Research on technology and the teaching and learning of mathematics: Syntheses, cases, and perspectives. IAP, 2008p. 55-108, 2008.
ILBAGI, E. A.; AKGUN, L. An investigation of the mathematical literacy of students aged 15 in terms of Pisa 2003 mathematical literacy questions: Results from Turkey. International Journal of Progressive Education, v. 9, n. 3, p. 194-217, 2013.
MAOR, E. The Pythagorean theorem: a 4,000-year history. Princeton University Press, 2007.
NISS, M. Mathematical competencies and the learning of mathematics: The Danish KOM project. In: Gagatsis, A.; Papastavridis, S. (ed.). 3RD MEDITERRANEAN CONFERENCE ON MATHEMATICAL EDUCATION. Athens, Greece: Hellenic Mathematical Society, 2003, p. 115-124.
NISS, M. Mathematical competencies and PISA. In: Stacey K.; Turner, R. (ed.). Assessing mathematical literacy: The PISA experience. (pp. 35-55). Cham, Switzerland: Springer, 2015, p. 35-55. DOI 10.1007/978-3-319-10121-7_2
OECD. PISA 2015 results (volume V): Collaborative problem solving, 2017.
PEA, R. D. Beyond amplification: Using the computer to reorganize mental functioning. Educational psychologist, v. 20, n. 4, p. 167-182, 1985.
Author
SCHLEICHER, A. PISA 2018: Insights and Interpretations. OECD Publishing, 2019.
STACEY, K.; TURNER, R. (2015). The evolution and key concepts of the PISA mathematics frameworks. In: Stacey K.; Turner, R. (ed.). Assessing mathematical literacy: The PISA experience. (pp. 5-33). Cham, Switzerland: Springer, 2015, p. 35-55. DOI 10.1007/978-3-319-10121-7_2
SMITH, M.; BILL, V.; SHERIN, M. G. The Five Practices in Practice [Elementary]: Successfully Orchestrating Mathematics Discussions in Your Elementary Classroom. Corwin Press, 2019.
TAYLOR, R. (ed.). The Computer in the School: Tutor, Tool, Tutee. New York: Teachers: College Press, 1980.
TOOMELA, A. Sometimes one is more than two: When collaboration inhibits knowledge construction. Integrative Psychological and Behavioral Science, v. 41, n. 2, p. 198-207, 2007.
TSO, T. Y. (ed.). Junior High School Mathematics (Vol. 1). Tainan, Taiwan: NanwePublishers (In Chinese), 2011.
Author
VELJAN, D. The 2500-year-old Pythagorean theorem. Mathematics Magazine, v. 73, n. 4, p. 259-272, 2000. DOI 10.2307/2690973
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Challenges in basic mathematics education. Paris, France: Author, 2021.
Yeo, J.; Seng, T. K.; Yee, L. C.; Chow, I.; Meng, N. C.; Liew, J.; Hong, O. C. New Syllabus Mathematics (7th ed., Vol. 2, New Syllabus Mathematics). Singapore: Shinglee, 2014.
- Visualizações do Artigo 0
- PDF downloads: 0