The role of technology in times of crisis: a case study of conceptual gains in desmos geometry lessons

Palavras-chave: Tecnologia, Literacia Matemática, Desmos Geometria, Ganho conceitual

Resumo

Em 2020, da noite para o dia, educadores de todo o mundo viram a necessidade de reinventar o ensino e aprendizagem desde que a pandemia do COVID-19 se espalhou pelo mundo. Este trabalho foi realizado no início da pandemia com 5 grupos de alunos de graduação de pedagogia. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar como o ensino de matemática em um projeto completamente virtual poderia colaborar para a o desenvolvimento da literacia matemática dos estudantes. A tecnologia usada foi o programa online Desmos Geometria e o aplicativo Zoom. Os métodos utilizados nesta pesquisa tiveram caráter ambos quantitativo e qualitativo. Pré e pós testes foram utilizados para checar os ganhos dos alunos antes e depois da intervenção. O caráter qualitativo desta pesquisa foi realizado por meio de análises dos vídeos coletados pelo aplicativo Zoom. Os testes utilizados neste estudo mostraram que a tecnologia contribuiu significativamente para o aumento na pontuação do pré-teste e do pós-teste. Contudo, este estudo também encontrou que o computador não funcionou como tutor para os alunos. A tecnologia somente satisfez a função de ferramenta durante este estudo. Suponhamos que para alcançar todos os objetivos, seja necessária a presença de um professor moderador que ajude os alunos a corrigirem seus erros ou esclarecer dúvidas durante as lições. O uso de vídeos no final de cada lição também poderia ser usado para ajudar alunos a investigarem se os objetivos foram alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weverton Ataide Pinheiro, Indiana University Bloomington (IUB)

Ph.D. student and Associate Instructor of Mathematics Education at Indiana University Bloomington (IUB), Bloomington, Indiana, United States of America.

Desiree R Ippolito, Indiana University Bloomington (IUB)

Ph.D. student and Associate Instructor of Mathematics Education at Indiana University Bloomington (IUB), Bloomington, Indiana, United States of America.

Referências

AICHELE, D. B.; WOLFE, J. Geometric structures: An inquiry-based approach for prospective elementary and middle school teachers. Pearson/Prentice Hall, 2008.

ANDREWS, P.; RYVE, A.; HEMMI, K.; SAYERS, J. PISA, TIMSS and Finnish mathematics teaching: An enigma in search of an explanation. Educational Studies in 21 Mathematics, v. 87, n. 1, p. 7-26, 2014. DOI 10.1007/s10649-014-9545-3

BENBUNAN-FICH, R.; ARBAUGH, J. B. Separating the effects of knowledge construction and group collaboration in learning outcomes of web-based courses. Information & management, v. 43, n. 6, p. 778-793, 2006.

BLUME, G. W.; HEID, M. K. (ed.). Research on Technology and the Teaching and Learning of Mathematics: Cases and perspectives. IAP, v. 2, 2008.

BRONOWSKI, J. The ascent of man. Random House, 2011.

CLEMENTS, D. H.; SARAMA, J.; YELLAND, N. J.; GLASS, B. Learning and teaching geometry with computers in the elementary and middle school. In: HEID, M. K.; BLUME, G. W. (ed.). Research on technology and the teaching and learning of mathematics: Syntheses, cases, and perspectives. IAP, 2008p. 55-108, 2008.

COMMON CORE STATE STANDARDS INITIATIVE. (2010). Common core state standards for mathematics. Retrieved from http://www.corestandards.org/wpcontent/uploads/Math_Standards1.pdf

DANTE, L. R. (2010). Tudo é Matemática. São Paulo, SP: ática, 2010.

FISCHBEIN, E. The theory of figural concepts. Educational Studies in Mathematics, v. 24, n. 2, p. 139-162, 1993.

FORMAN, E. A. Discourse, intersubjectivity, and the development of peer collaboration: A Vygotskian approach, 1992.

HEATH, T. L. (ed.). The thirteen books of Euclid's Elements. Courier Corporation, 1956.

HEID, M. K.; BLUME, G. W. (2008). Technology and the development of algebraic understading. In: HEID, M. K.; BLUME, G. W. (ed.). Research on technology and the teaching and learning of mathematics: Syntheses, cases, and perspectives. IAP, 2008, p. 55-108, 2008.

HOLLEBRANDS, K.; LABORDE, J.; STRÄBER, R. (2008). Technology and learning of geometry at the secondary level. In: HEID, M. K.; BLUME, G. W. (ed.). Research on technology and the teaching and learning of mathematics: Syntheses, cases, and perspectives. IAP, 2008p. 55-108, 2008.

ILBAGI, E. A.; AKGUN, L. An investigation of the mathematical literacy of students aged 15 in terms of Pisa 2003 mathematical literacy questions: Results from Turkey. International Journal of Progressive Education, v. 9, n. 3, p. 194-217, 2013.

MAOR, E. The Pythagorean theorem: a 4,000-year history. Princeton University Press, 2007.

NISS, M. Mathematical competencies and the learning of mathematics: The Danish KOM project. In: Gagatsis, A.; Papastavridis, S. (ed.). 3RD MEDITERRANEAN CONFERENCE ON MATHEMATICAL EDUCATION. Athens, Greece: Hellenic Mathematical Society, 2003, p. 115-124.

NISS, M. Mathematical competencies and PISA. In: Stacey K.; Turner, R. (ed.). Assessing mathematical literacy: The PISA experience. (pp. 35-55). Cham, Switzerland: Springer, 2015, p. 35-55. DOI 10.1007/978-3-319-10121-7_2

OECD. PISA 2015 results (volume V): Collaborative problem solving, 2017.

PEA, R. D. Beyond amplification: Using the computer to reorganize mental functioning. Educational psychologist, v. 20, n. 4, p. 167-182, 1985.

Author

SCHLEICHER, A. PISA 2018: Insights and Interpretations. OECD Publishing, 2019.

STACEY, K.; TURNER, R. (2015). The evolution and key concepts of the PISA mathematics frameworks. In: Stacey K.; Turner, R. (ed.). Assessing mathematical literacy: The PISA experience. (pp. 5-33). Cham, Switzerland: Springer, 2015, p. 35-55. DOI 10.1007/978-3-319-10121-7_2

SMITH, M.; BILL, V.; SHERIN, M. G. The Five Practices in Practice [Elementary]: Successfully Orchestrating Mathematics Discussions in Your Elementary Classroom. Corwin Press, 2019.

TAYLOR, R. (ed.). The Computer in the School: Tutor, Tool, Tutee. New York: Teachers: College Press, 1980.

TOOMELA, A. Sometimes one is more than two: When collaboration inhibits knowledge construction. Integrative Psychological and Behavioral Science, v. 41, n. 2, p. 198-207, 2007.

TSO, T. Y. (ed.). Junior High School Mathematics (Vol. 1). Tainan, Taiwan: NanwePublishers (In Chinese), 2011.

Author

VELJAN, D. The 2500-year-old Pythagorean theorem. Mathematics Magazine, v. 73, n. 4, p. 259-272, 2000. DOI 10.2307/2690973

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Challenges in basic mathematics education. Paris, France: Author, 2021.

Yeo, J.; Seng, T. K.; Yee, L. C.; Chow, I.; Meng, N. C.; Liew, J.; Hong, O. C. New Syllabus Mathematics (7th ed., Vol. 2, New Syllabus Mathematics). Singapore: Shinglee, 2014.

Publicado
2021-09-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Ataide Pinheiro, W., & Ippolito, D. (2021). The role of technology in times of crisis: a case study of conceptual gains in desmos geometry lessons. Pesquisas E Práticas Educativas, 2, e202107. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2021.2.e202107
Seção
Artigos