Aula de campo: uma estratégia de ensino-aprendizagem interdisciplinar vivenciada no curso de licenciatura em Geografia do IFRN
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a importância da prática da aula de campo, como estratégia de ensino-aprendizagem interdisciplinar, a fim de contribuir no processo formativo de graduandos do curso de Licenciatura em Geografia do IFRN - Campus Natal Central, além de relatar experiência vivenciada por meio de aulas de campo durante o 5º período do curso. Deste modo, adotamos como percurso metodológico, a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, averiguando estudos de teóricos de debate sobre ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade e aula de campo, tais como: Sacristàn e Gomez (1998), Zanelli (2002) Freire (2003) e Saviani (2003). Ainda, utilizamos da metodologia da observação participante, o que nos permitiu compartilhar percepções e observações apreendidas, através da aula de campo realizada em 2018 na Comunidade Quilombola de Capoeiras dos Negros - RN. Como resultados da pesquisa, constatamos que as aulas de campos são excelentes oportunidades de desenvolver o ensino-aprendizagem interdisciplinar, configurando-se ainda, como um elemento essencial para a formação de graduandos em Geografia por possibilitar a apreensão de conceitos geográficos, de Espaço Agrário, Território e Paisagem, aplicados e compreendidos in loco.
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