Aula de campo: uma estratégia de ensino-aprendizagem interdisciplinar vivenciada no curso de licenciatura em Geografia do IFRN

Palavras-chave: Aula de campo, Ensino-aprendizagem, Interdisciplinaridade

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a importância da prática da aula de campo, como estratégia de ensino-aprendizagem interdisciplinar, a fim de contribuir no processo formativo de graduandos do curso de Licenciatura em Geografia do IFRN - Campus Natal Central, além de relatar experiência vivenciada por meio de aulas de campo durante o 5º período do curso. Deste modo, adotamos como percurso metodológico, a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, averiguando estudos de teóricos de debate sobre ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade e aula de campo, tais como: Sacristàn e Gomez (1998), Zanelli (2002) Freire (2003) e Saviani (2003). Ainda, utilizamos da metodologia da observação participante, o que nos permitiu compartilhar percepções e observações apreendidas, através da aula de campo realizada em 2018 na Comunidade Quilombola de Capoeiras dos Negros - RN. Como resultados da pesquisa, constatamos que as aulas de campos são excelentes oportunidades de desenvolver o ensino-aprendizagem interdisciplinar, configurando-se ainda, como um elemento essencial para a formação de graduandos em Geografia por possibilitar a apreensão de conceitos geográficos, de Espaço Agrário, Território e Paisagem, aplicados e compreendidos in loco.

 

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Biografia do Autor

Heriberto Silva Nunes Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2017), mestre em Educação pelo PPGEP/IFRN (2019), especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática pela mesma instituição (2020) e pós-graduando em ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo IFRN (2021). Atualmente é professor de Matemática pelo SESI Escola Natal. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, educação matemática, ensino e aprendizagem, educação e educação profissional.

George Luiz Carneiro Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central. Discente do curso Técnico em Geologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central. Aluno Especial do curso de Mestrado em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central.

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Publicado
2021-08-11
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Como Citar
Bezerra, H., & Dantas, G. (2021). Aula de campo: uma estratégia de ensino-aprendizagem interdisciplinar vivenciada no curso de licenciatura em Geografia do IFRN. Pesquisas E Práticas Educativas, 2, e202105. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2021.2.e202105
Seção
Relatos de experiência