A perspectiva da educação em direitos humanos no debate da ideologia de gênero

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos; Ideologia de Gênero; Supremo Tribunal Federal.

Resumo

Esse trabalho visa analisar o debate quanto à temática ideologia de gênero na educação nacional. A Educação vem sendo debatida em projetos de lei propostos na Câmara dos Deputados e em casas legislativas estaduais e municipais. Destaca-se a dificuldade no cenário educacional contemporâneo enfrentada por educadores ao abordar questões sobre gênero e sexualidade e o apontamento de suposta doutrinação. Neste contexto, menciona-se o posicionamento recente do Supremo Tribunal Federal ao considerar que a proibição da divulgação de material com referência a questões de gênero nas escolas municipais não cumpre com o dever estatal de promover políticas de inclusão e de igualdade e sim, contribui para a manutenção da discriminação com base na orientação sexual e na identidade de gênero. Pretende-se dessa forma, recolocar o debate na esteira do direito à igualdade sem discriminações que abrange a identidade ou expressão de gênero como forma de preservar a dignidade de respeito. O que se prioriza é a reflexão sobre a importância do debate referente ao estudo de gênero na educação como instrumento para construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Para tanto, empregou-se o método hipotético dedutivo e o levantamento bibliográfico e descritivo.

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Biografia do Autor

Juliana Guidi Magalhães, Colégio de Aplicação Catanduva

Mestra pelo Programa Nacional de Mestrado em Sociologia (ProfSocio) - Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (2018-2020); Especialização em Direito Tributário - IBET (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, 2015- 2017); Graduação em Direito - Faculdades Integradas Padre Albino (2010-2014); Graduação Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2003-2007); Docente efetiva de Sociologia - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2007-); Docente de Sociologia e Filosofia - Colégio de Aplicação Catanduva (Fundação Padre Albino, 2009-); Docente da disciplina de "Cidadania" no curso de Medicina do Centro Universitário - Fundação Padre Albino (UNIFIPA) (2019-); Advogada no Escritório "Rodrigues, Bonjardim e Magalhães Advogados". Possui experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalhadores, precarização, gênero e movimento social; no Direito atua na área Cível e Trabalhista, com ênfase no Direito de Família. Membro da Comissão da Mulher Advogada OAB - Catanduva (triênio 2016-2018; 2019-2021); Coordenadora da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero OAB-Catanduva (triênio 2019-2021).

Silvia Araújo Dettmer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Direito pela PUC/SP (2015). Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas, no Curso de Direito, disciplina de Direito Constitucional. Graduada em Direito pela Fundação Eurípides Soares da Rocha de Marília/SP (UNIVEM) e Mestrado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, de Bauru/SP (2002). Grupo de Pesquisa no CNPq: Constituição, Literatura e Instituições.

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Publicado
2021-04-11
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Como Citar
Magalhães, J., & Dettmer, S. (2021). A perspectiva da educação em direitos humanos no debate da ideologia de gênero. Pesquisas E Práticas Educativas, 2, e202102. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2021.2.e202102
Seção
Artigos