Formação de professores: contribuições do fazer pesquisa

Palavras-chave: Formação de professores; Educação científica; Melhoria na formação docente

Resumo

Dada a  importância da formação de qualidade para tornar-se professor, o Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD) tem como objetivo o aprimoramento das práticas docentes por meio do envolvimento de seus participantes em diversas ações de pesquisas voltadas para a área educacional. O presente trabalho apresenta um relato de experiência de quatro participantes do PAD: duas que participaram do primeiro ciclo do programa e duas que participaram do segundo, uma delas participou dos dois ciclos. Como resultado, evidencia-se o distanciamento da pesquisa científica na formação de professores, e a importância da busca de estratégias que permitam aproximar o fazer pesquisa do contexto de formação de professores, assim sendo, o PAD contribuiu para o desenvolvimento de competências acadêmico-científicas por meio da integração teoria, prática e reflexão. Conclui-se que é preciso investimento em ações de pesquisa, estímulo e suporte ao conhecimento científico na formação de professores.

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Biografia do Autor

Adriely Lopes de Oliveira, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2018). Atualmente é Assistente de Pesquisa da Universidade de São Paulo.

Geisy Kelly Sousa de Oliveira, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Barão de Mauá - Ribeirão Preto (2020). Trabalhou como assistente de pesquisa no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (LEPES-FEA) da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (2020-2020).

Roberta Olivério Naegeli, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Graduanda em Psicologia pela Universidade de São Paulo e membro-fundadora e diretora de eventos científicos da Liga de Terapias Cognitivo-Comportamentais (LiTCC) da USP-RP. Atualmente é estagiária e pesquisadora pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC) da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (2018-atualmente) e pelo Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (LEPES-FEA) da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (2019-atualmente) e colaboradora no Laboratório de Etologia e Bioacústica (Ebac) da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto (2016 - atualmente). Organizou a primeira Jornada de Análise do Comportamento (JAC) da USP-RP (2018). Foi professora voluntária da área de Língua Portuguesa no Projeto Educacional Interdisciplinar Comunitário/PEIC (2016-2017), tendo sido também coordenadora da mesma área em 2017. Foi membro de gestão de pessoas da Irhis Consultoria Júnior em Psicologia (2016-2017) e membro do Centro Estudantil de Psicologia (CEP) da USP-RP (2016-2017). 

Mayra Antonelli-Ponti, Centro Universitário Barão de Mauá

Atualmente é professora no curso de pedagogia do Centro Universitário Barão de Mauá; pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES/USP), pesquisadora no Laboratório de Etologia e Bioacústica- EBAC/USP e no Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia - ConectaLab/USP. Licenciada em Ciências biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Mestra e Doutora em Ciências na área Psicobiologia, pela Universidade de São Paulo, com estágio científico avançado em nível de doutorado em Ciências da Educação, Especialidade em Supervisão Pedagógica na Universidade do Minho. É fundadora do projeto de extensão universitária e divulgação científica em Psicobiologia - Psicobio em Rede (PBR). Estuda temas relacionados à educação à luz de temas da psicobiologia, propondo cursos de formação continuada de professores, e à luz da economia social com foco na avaliação da implementação de programas educacionais.

Fabiana Maris Versuti, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Pós-Doutora em Educação pela USP/FFCLRP, Doutora e Mestre em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru, Graduada e Licenciada em Psicologia pela UNESP/Bauru. Docente do Departamento de Psicologia da USP/FFCLRP na área de: Fundamentos Psicológicos da Educação e Ensino de Ciências. Membro do corpo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP/USP. Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade de São Paulo - Polo de Ribeirão Preto. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia (ConectaLab). Reúne larga experiência em ambientes educacionais onde atuou na formação de docentes desde 2005.

Marlene de Cassia Trivellato Ferreira, Centro Universitário Barão de Mauá

PSICOLOGA pela FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO - USP (1989), Mestrado (2000 CAPES) e Doutorado (2005) em Ciências, área de concentração: Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO-USP. Professora Titular e Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia do CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Ministra disciplinas de Psicologia Educacional e Escolar, Psicologia do Desenvolvimento e Relacionamentos interpessoais e a Competência sociemocionais na escola . Atuou como coordenadora de Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Atua nas áreas de: Formação de Professores, Ambiente Familiar e Orientação de pais, Fatores de Risco e Proteção ao Desenvolvimento do Escolar, Estresse e Síndrome de Burnout em professores e estudantes, Psicologia Escolar e Gestão escolar. Pesquisadora do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais de Ribeirão Preto (IPCCIC) e do Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD) dos Laboratórios Lepes e Conectalab da USP- Ribeirão Preto. 

Daniel Domingues dos Santos, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Economia - University of Chicago (2008). Atualmente é professor doutor de Economia da Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Educação; Desenvolvimento Infantil e Mercado de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pobreza, capital humano, bem estar social e mercado de trabalho. 

Referências

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Publicado
2021-09-23
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Como Citar
de Oliveira, A., de Oliveira, G., Naegeli, R., Antonelli-Ponti, M., Versuti, F., Ferreira, M., & Santos, D. (2021). Formação de professores: contribuições do fazer pesquisa. Pesquisas E Práticas Educativas, 2, e202108. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2021.2.e202108
Seção
Relatos de experiência