Um planejamento para transposição didática para o ensino de fotossíntese nos anos iniciais do ensino fundamental

experiência na formação continuada de educadores

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores, Leitura e escrita em Ciências, Sequência didática

Resumo

A transposição didática (TD) compreende em um conjunto de processos envolvidos nas criações didáticas a partir da transição de um conteúdo de saber para um conteúdo de ensinar. Neste processo devem ser consideradas as relações que ocorrem entre professor-aluno-conhecimento. As estratégias de ensino e demais recursos didáticos são importantes no processo de TD, pois influenciam diretamente na didática. O presente trabalho, de natureza descritiva, relata a experiência vivenciada por um grupo de educadores em formação continuada durante a elaboração de uma proposta de plano de aula para ensino de fotossíntese na educação básica, à luz da teoria da TD. A partir de pesquisa bibliográfica acerca da pesquisa sobre o ensino de fotossíntese, que revelou as dificuldades de abordagem desse conteúdo nos currículos escolares, os educadores elaboraram uma sequência didática para o ensino de fotossíntese para as anos iniciais do Ensino Fundamental, com destaque para a observação de fenômenos naturais mediante o uso de ambientes externos à sala de aula, práticas experimentais e atividades lúdicas que posicionam os aprendizes como principais sujeitos do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxwell Luiz Da Ponte, Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) e mestrado em Ensino, História e Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atualmente é aluno de pós-graduação: doutorado do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ciências Biológicas e Ciências da Terra com ênfase em ensino, formação de professores e elaboração de materiais didáticos.

Rosemary Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) câmpus de Bauru, Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) câmpus de Bauru e Doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) câmpus de Bauru. É Professora Assistente Doutora, junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - câmpus Jaboticabal (FCAV/UNESP), e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu "Ensino e Processos Formativos" (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Atua ainda como coordenadora do subprojeto PIBID de Ciências Biológicas da FCAV/UNESP. É membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Desigualdades (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Equipe de Educação em Fí­sica "Susana Lehrer de Souza Barros" (CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas:sexualidade e gênero, formação de professores, ensino de ciências e biologia, prática pedagógica.

Referências

AMARAL, J. A. T.; RENA, A. B.; AMARAL. J. F. T. Crescimento vegetativo sazonal do cafeeiro e sua relação com fotoperíodo, frutificação, resistência estomática e fotossíntese Pesq. agropec. bras., Brasília, v.41, n.3, p.377-384, mar. 2006

BAPTISTA, G. C. S. Os desenhos como instrumento para investigação dos conhecimentos prévios no ensino de ciências: um estudo de caso. VII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. In: Anais... V. 1, Florianópolis, SC: UFSC, 2009.

BARROSO, E. G.; BATISTA, A. R.; KALHIL, J. B.; BARBOSA, I. S. Transposição didática no ensino de Ciências na Escola do Campo. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, v. 12, n. 1, 2013.

BIGGS, J. Teaching for quality learning at University-what the student does. 2. Ed. Buckingham, UK: SRHE & OUP. 2003.

BRANCO, S. M. Florinha e a fotossíntese. São Paulo: Moderna. 3 ed., 2011.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

CARNIATTO, I.; ARAGÃO, R.M.R. Investigação narrativa – a questão epistemológica no ensino de conteúdos conceituais, representacionais e processuais da Ciências/Biologia. II Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. In: Anais... v. 1, Porto Alegra, RS: ENPEC, 1999, p. 1-14.

CARVALHO, A. M. P; VANNUCCHI, A. I.; BARROS, M. A.; GONÇALVES, M. E. R.; REY, R. C. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

CARVALHO, G. S. A transposição didáctica e o Ensino da Biologia. In: CALDEIRA, A.M.A.; ARAUJO, E. S. N. N. (Orgs). Introdução à didática da Biologia. São Paulo: Escrituras Editora, 2009.

CARVALHO, P. S. Textos de divulgação científica em livros didáticos de ciências: uma análise à luz da teoria da transposição didática. 2017. 108p. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu, 2017.

CHEVALLARD, Yves. Sobre a Teoria da Transposição Didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.3, n.2, p. 1-14, 2013.

COSTA, G. F.; MARENCO, R. A. Fotossíntese, condutância estromática e potencial hídrico foliar em árvores jovens de andiroba (Carapa guianensis). Acta Amazônica, v. 37, n. 2, p. 229-234, 2007.

DIAS, D. P.; MARENCO, R. A. Fotossíntese e fotoinibição em mogno e acariquara. Pesq. agropec. bras., Brasília, v. 42, n. 3, p. 305-311, 2007.

FONSECA, L. R.; RAMOS, P. O ensino de Botânica na Licenciatura em Ciências Biológicas: uma revisão da literatura. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. In: Anais.... Florianópolis, SC: ABRAPEC, 2017.

GLYNN, S. M.; WINTER, L .K. Contextual teaching and learning Science in elementary schools. Journal of Elementary Science Education, v. 16, n. 2, p. 51-63, 2004.

HIRANAKA, R. A. P. Conectados Ciências – 2º ano. 1ed. São Paulo: FTD, 2018.

KAWAZAKI, C. S.; BIZZO, N. M. V. Fotossíntese, um tema para o ensino de ciências? Química nova na escola, n. 12, p.24-29, 2000.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

LEITE, M. S. Recontextualização e Transposição Didática: introdução à leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007.

LORDELO, F. S.; PORTO, C. M. Divulgação científica e cultura científica: conceito e aplicabilidade. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 1, p. 18-34, 2012.

MACHADO, E. C. Variação sazonal da fotossíntese, condutância estomática e potencial da água na folha de laranjeira 'Valência'. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.), v. 59, n. 1, p. 53-58, 2002.

MACHADO, E.C.; SCHMIDT, P. T.; MEDINA, C. L.; RIBEIRO, R. V. Respostas da fotossíntese de três espécies de citros a fatores ambientais. Pesq. agropec. bras., Brasília, v.40, n.12, p.1161-1170, 2005.

MARANDINO, M. Transposição didática ou recontextualização? Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 95-183, 2004.

MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 2, n. 1, 2013.

MEDINA, C. L.; MACHADO, E. C.; GOMES, M. M. A. Condutância estomática, transpiração e fotossíntese em laranjeira “valência” sob deficiência hídrica. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, v. 11, n. 1, p. 29-34, 1999.

MEDINA, C. L; MACHADO, E. C.; PINTO, J. M. Fotossíntese de laranjeira 'valência' enxertada sobre quatro porta-enxertos e submetida à deficiência hídrica. Bragantia, v. 57, n. 1, 1998.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

OLIVEIRA, A. L. Levantamento e análise do conhecimento prévio dos alunos do 9º ano do ensino fundamental referentes a origem do oxigênio durante o processo de fotossíntese. Revista Científica da FHO|UNIARARAS, v. 1, n. 2, p.1-6, 2013.

OLIVEIRA, M. A. J.; BOVI, M. L. A.; MACHADO, E. C.; GOMES, M. M. A.; HABBERMANN, G.; ROGDRIGUES, J. D. Fotossíntese, condutância estomática e transpiração em pupunheira sob deficiência hídrica. Scientia Agricola, v. 59, n. 1, p. 59-63, 2002.

PARANÁ (Estado). Secretaria de educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, v. 2, 2010. 23p.

PIERONI, L. Goyos Scientia amabilis: um panorama do ensino de Botânica no Brasil a partir da análise de produções acadêmicas e de livros didáticos de Ciências Naturais. 2019. 265 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, São Paulo, 2019.

PORTES, A. K. C. Ensino de ciências nas séries iniciais - fotossíntese: dificuldades e erros. 2019. 20f. Monografia (Especialização) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, 2019.

RAVEN, R. F. Biologia Vegetal. 8 ed. Tradução de Ana Clauida M. Vieira et al. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

REIS, A.C.; JANNUZI, C.M.L. Ensino de Ciências para professores da educação infantil. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. In: Anais... Águas de Lindóia, SP: ENPEC, 2015, p. 1-7.

ROSS, P. M.; TRONSON, D. Towards conceptual understanding: bringing research findings into the lecture theatre in tertiary science teaching. Scholarly Inquiry into Science Teaching and Learning Symposium. In: Anais.... Sydney, Australia: UNISERVE Science, 2004. p. 52-57.

SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: SEESP/UNDIME. 2019. 525p.

SILVA, F.A.R.; LANA, M.P. O lúdico no ensino de fotossíntese: jogo de baralho para a educação básica. Ludus Scientiae, v. 3, n. 1, p.137-149, 2019.

SOUZA, R.; MACHADO, E. C., ALBENÍSIO, G. S.; RIBEIRO, R. V. Fotossíntese e acúmulo de solutos em feijoeiro caupi submetido à salinidade. Pesq. agropec. bras., Brasília, v.46, n.6, p.586-592, 2011.

STAVY, R. EISEN, Y.; YAAKOBI, D. How students aged 13-15 understand photosynthesis. International Journal of Science Education, v. 9, n.1, p. 105-115. 1987.

TAIZ, L.; ZEIGER, E.; MOLLER, I.M.; MURPHY A. Fisiologia e Desenvolvimento Vegetal. 6ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

ULFA, K.; ANGGRAENI, S.; SUPRIATNO, B. How to Improve the Mastery of Students’Concept on Photosynthesis Topic? Journal of Physics: Conference Series. v. 895, p. 1-5, 2017.

VIANNA, C. C.; MORAES, M. A.. A contação de histórias no ensino de ciências para o primeiro ano do ensino fundamental. XV Seminário nacional de história da ciência e tecnologia. In: Anais... Florianópolis, SC: UFSC, 2016.

VOLPATO, G. Ciência: da filosofia à publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. 377p.

VOLPATO, G. L. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação, Inovação e Saúde, v. 9, n. 1, p. 1-14, 2015.

WANDERSEE, J H, MINTZES, J. J.; NOVAK, J. D. Research on Alternative Conceptions in Science. In: GABEL, D. (Ed.). Handbook of Research on Science Teaching and Learning, New York: Macmillan Publishing Company, 1994, p. 177-210.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Significados de fotossíntese apropriados por alunos do ensino fundamental a partir de uma atividade investigativa mediada por multimodos de representação. Investigação em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, 2011.
Publicado
2021-08-11
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Da Ponte, M., & Oliveira, R. (2021). Um planejamento para transposição didática para o ensino de fotossíntese nos anos iniciais do ensino fundamental. Pesquisas E Práticas Educativas, 2, e202104. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2021.2.e202104
Seção
Relatos de experiência