Entrevista com a professora Maria Aparecida Viggiani Bicudo

constituição prosopográfica do ensino como campo de pesquisa

Palavras-chave: Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Ensino, Prosopografia

Resumo

Partindo da definição de campo proposta por Pierre Bourdieu, bem como de prosopografia apresentada por Carlo Ginzburg, trata-se nesta entrevista de apresentar momento da trajetória acadêmica da Profa. Maria Aparecida Viggiani Bicudo, caraterizado por sua formação intelectual, bem como sua experiência no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro), na Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos e no SIPEQ, além da formação de professores da UNESP. A entrevista busca apresentar a participação da entrevistada na constituição do Ensino como campo de pesquisa, considerando o cenário brasileiro e a multiplicidade de vozes mobilizadas em ações e projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus São José do Rio Preto, SP (IBILCE). Possui Graduação em Matemática (Licenciatura Plena) pela UNESP de Rio Claro (2002), Mestrado em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro (2006) e Doutorado em Education Studies pela University of Western Ontario (2012), (Western University), do Canadá. Desde 2000 é pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa em Informática, Mídias e Educação Matemática, (GPIMEM, UNESP, Rio Claro), participando de pesquisas como bolsista CNPq, CAPES, FAPESP e SSHRC. De 2006 a 2012 foi pesquisador assistente da Faculdade de Educação da Western University. Foi premiado no Western Research Forum for Research Excellence em 2010 e 2012. De 2015 a 2018 foi Editor Associado do Fields Mathematics Education Journal (FMEJ / Springer) do Fields Institute (Universidade de Toronto). Foi Editor Associado do BOLEMA (2018-2019). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Informática e Artes.

Jackson Gois, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

Sou professor do Departamento de Educação da UNESP Rio Preto, onde atuo na área de Educação e Ensino de Química e Ciências. Fiz a graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Química, mestrados em Bioquímica e Ensino de Ciências, e Doutorado em Educação na USP. Meus projetos de pesquisa estão relacionados com a elaboração de significados com ênfase em Linguagem e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Humberto Perinelli Neto, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

Bacharel e licenciado em História pela Unesp-FCHS-Franca. Por essa mesma instituição obteve o título de Mestre em História e Cultura Social e o de Doutor em História e Cultura Política. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP. Especialista em Segurança Alimentar e Nutricional pela Unesp-IB-Botucatu/Universidade de Loja-Equador. Cursou Letras pela Unesp-Ibilce-São José do Rio Preto. Vivenciou pesquisa versando sobre ensino, cinema e africanidades em estágio Pós Doc no NUPE-CLADIN-LEAD, Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, Unesp-FCL-Araraquara. Foi bolsista Fapesp (IC e MS) e Capes (PET, MS, Pibid e Parfor). Coordena o Projeto Regular/Fapesp (2020/2022) Formação Docente e narrativa cinematográfica: contribuições estéticas e epistemológicas dos filmes de Eduardo Coutinho para o ensino de História no Ensino Fundamental I (Anos Iniciais). É Professor Assistente Doutor junto ao Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce/Unesp) de São José do Rio Preto-SP. É professor/pesquisador do Programa de Pós Graduação Ensino e Processos Formativos (Unesp São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal), tendo feito parte da Comissão responsável por sua implantação e por exercer sua Coordenação (2017/2021). Foi professor visitante na Universidad Nacional de Cuyo/Mendoza-Argentina e membro da Comissão Capes de Avaliação de APCN Acadêmico 2019 (Área de Ensino). Compõe os grupos de pesquisa CNPq: Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Unesp/Araraquara - CLADIN), o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Unesp/Botucatu - INTERSSAN) e o Grupo Formação Docente e Práticas Educativas (Unesp/São José do Rio Preto). Co-dirige a Série de livros Processos Formativos (Editora FI, Porto Alegre, RS). Sua produção acadêmica envolve reflexões sobre: Africanidades, cinema, formação, práticas e saberes docentes, Ensino de História e de Geografia, memórias e identidades sociais, modernidade, modernização e tecnologias, espaços e sociabilidades rurais e urbanas, História do Brasil, Educação Alimentar e Nutricional, micro-realidades e epistemologia.

Referências

BAILEY, J. First steps in qualitative data analysis: Transcribing. Family Practice, 25(2), 127–131, 2008.

BAZELEY, P. Qualitative data analysis: Practical strategies. London, England: Sage Publications, 2013.

BICUDO, M. A. V. A Pós-Graduação em Educação Matemática de Rio Claro: historiando sua trajetória. In: NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (Org.). Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: memórias, programas, consolidação da pesquisa na área. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p. 85-97.

BICUDO, M.A.V. Ideal, trabalho e compromisso na universidade pública. Relato e reflexão sobre uma experiência. São Paulo: Olho D´Agua, ,2000.

BOURDIEU, P. A Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.

CURRÍCULO LATTES. Maria Aparecida Viggiani Bicudo. http://lattes.cnpq.br/1432728078910527

FROCHTENGARTEN, F. A entrevista como método: uma conversa com Eduardo Coutinho. Psicologia USP, São Paulo, jan./mar. 2009, pp.125-138.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e coletivas. In: BAUER, M. W. & GASKELL, G. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008, p.64-89.

GONÇALVES JUNIOR, W. O melhor colégio do mundo. http://www.saopaulominhacidade.com.br/historia/ver/4614/O%2Bmelhor%2Bcolegio%2Bdo%2Bmundo

GARNICA, A. V. M.; BICUDO, M. A. V. . Uma sessão de Memória: entrevista com Maria Aparecida Viggiani Bicudo. In: DASSIE, B. A.; COSTA, D. A. (org.). História da Educação Matemática e formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018, p.187-241.

GINZBURG, C. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: DIFEL,1989.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2007a.

GINZBURG, C. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007b.

KAUFAMNN, J-C. A entrevista compreensiva - um guia para pesquisa de campo. Petrópolis/Maceio: Vozes/EdUFAL, 2013.

KIRSCHENBAUN, H. Carl Rogers’s life and work: an assessment on the 100 anniversary of his birth. Journal of counseling and development, v. 82, n. 1, p. 116-124, 2004.

SIMEÃO, M. P. C; MOCROSKY, L. F. Pesquisa qualitativa e a abordagem fenomenológica: o percurso da professora pesquisadora Maria Aparecida Viggiani Bicudo. ACTIO DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 3, p. 236-252, 2018.

WACQUANT, L. J. D. O Legado Sociológico de Pierre Bourdieu: duas dimensões e uma nota pessoal. Revista Sociologia Política, Curitiba, 19, p.95-110, nov. 2002.
Publicado
2021-03-12
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • VÍDEO downloads: 0
Como Citar
Silva, R., Gois, J., & Perinelli Neto, H. (2021). Entrevista com a professora Maria Aparecida Viggiani Bicudo. Pesquisas E Práticas Educativas, 2, e202101. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2021.2.e202101
Seção
Artigos