Entrevista com a professora Maria Aparecida Viggiani Bicudo
constituição prosopográfica do ensino como campo de pesquisa
Palavras-chave:
Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Ensino, Prosopografia
Resumo
Partindo da definição de campo proposta por Pierre Bourdieu, bem como de prosopografia apresentada por Carlo Ginzburg, trata-se nesta entrevista de apresentar momento da trajetória acadêmica da Profa. Maria Aparecida Viggiani Bicudo, caraterizado por sua formação intelectual, bem como sua experiência no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro), na Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos e no SIPEQ, além da formação de professores da UNESP. A entrevista busca apresentar a participação da entrevistada na constituição do Ensino como campo de pesquisa, considerando o cenário brasileiro e a multiplicidade de vozes mobilizadas em ações e projetos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BAILEY, J. First steps in qualitative data analysis: Transcribing. Family Practice, 25(2), 127–131, 2008.
BAZELEY, P. Qualitative data analysis: Practical strategies. London, England: Sage Publications, 2013.
BICUDO, M. A. V. A Pós-Graduação em Educação Matemática de Rio Claro: historiando sua trajetória. In: NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (Org.). Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: memórias, programas, consolidação da pesquisa na área. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p. 85-97.
BICUDO, M.A.V. Ideal, trabalho e compromisso na universidade pública. Relato e reflexão sobre uma experiência. São Paulo: Olho D´Agua, ,2000.
BOURDIEU, P. A Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.
CURRÍCULO LATTES. Maria Aparecida Viggiani Bicudo. http://lattes.cnpq.br/1432728078910527
FROCHTENGARTEN, F. A entrevista como método: uma conversa com Eduardo Coutinho. Psicologia USP, São Paulo, jan./mar. 2009, pp.125-138.
GASKELL, G. Entrevistas individuais e coletivas. In: BAUER, M. W. & GASKELL, G. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008, p.64-89.
GONÇALVES JUNIOR, W. O melhor colégio do mundo. http://www.saopaulominhacidade.com.br/historia/ver/4614/O%2Bmelhor%2Bcolegio%2Bdo%2Bmundo
GARNICA, A. V. M.; BICUDO, M. A. V. . Uma sessão de Memória: entrevista com Maria Aparecida Viggiani Bicudo. In: DASSIE, B. A.; COSTA, D. A. (org.). História da Educação Matemática e formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018, p.187-241.
GINZBURG, C. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: DIFEL,1989.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2007a.
GINZBURG, C. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007b.
KAUFAMNN, J-C. A entrevista compreensiva - um guia para pesquisa de campo. Petrópolis/Maceio: Vozes/EdUFAL, 2013.
KIRSCHENBAUN, H. Carl Rogers’s life and work: an assessment on the 100 anniversary of his birth. Journal of counseling and development, v. 82, n. 1, p. 116-124, 2004.
SIMEÃO, M. P. C; MOCROSKY, L. F. Pesquisa qualitativa e a abordagem fenomenológica: o percurso da professora pesquisadora Maria Aparecida Viggiani Bicudo. ACTIO DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 3, p. 236-252, 2018.
WACQUANT, L. J. D. O Legado Sociológico de Pierre Bourdieu: duas dimensões e uma nota pessoal. Revista Sociologia Política, Curitiba, 19, p.95-110, nov. 2002.
BAZELEY, P. Qualitative data analysis: Practical strategies. London, England: Sage Publications, 2013.
BICUDO, M. A. V. A Pós-Graduação em Educação Matemática de Rio Claro: historiando sua trajetória. In: NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (Org.). Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: memórias, programas, consolidação da pesquisa na área. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p. 85-97.
BICUDO, M.A.V. Ideal, trabalho e compromisso na universidade pública. Relato e reflexão sobre uma experiência. São Paulo: Olho D´Agua, ,2000.
BOURDIEU, P. A Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.
CURRÍCULO LATTES. Maria Aparecida Viggiani Bicudo. http://lattes.cnpq.br/1432728078910527
FROCHTENGARTEN, F. A entrevista como método: uma conversa com Eduardo Coutinho. Psicologia USP, São Paulo, jan./mar. 2009, pp.125-138.
GASKELL, G. Entrevistas individuais e coletivas. In: BAUER, M. W. & GASKELL, G. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008, p.64-89.
GONÇALVES JUNIOR, W. O melhor colégio do mundo. http://www.saopaulominhacidade.com.br/historia/ver/4614/O%2Bmelhor%2Bcolegio%2Bdo%2Bmundo
GARNICA, A. V. M.; BICUDO, M. A. V. . Uma sessão de Memória: entrevista com Maria Aparecida Viggiani Bicudo. In: DASSIE, B. A.; COSTA, D. A. (org.). História da Educação Matemática e formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018, p.187-241.
GINZBURG, C. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: DIFEL,1989.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2007a.
GINZBURG, C. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007b.
KAUFAMNN, J-C. A entrevista compreensiva - um guia para pesquisa de campo. Petrópolis/Maceio: Vozes/EdUFAL, 2013.
KIRSCHENBAUN, H. Carl Rogers’s life and work: an assessment on the 100 anniversary of his birth. Journal of counseling and development, v. 82, n. 1, p. 116-124, 2004.
SIMEÃO, M. P. C; MOCROSKY, L. F. Pesquisa qualitativa e a abordagem fenomenológica: o percurso da professora pesquisadora Maria Aparecida Viggiani Bicudo. ACTIO DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 3, p. 236-252, 2018.
WACQUANT, L. J. D. O Legado Sociológico de Pierre Bourdieu: duas dimensões e uma nota pessoal. Revista Sociologia Política, Curitiba, 19, p.95-110, nov. 2002.
Publicado
2021-03-12
Métricas
- Visualizações do Artigo 0
- VÍDEO downloads: 0
Como Citar
Silva, R., Gois, J., & Perinelli Neto, H. (2021). Entrevista com a professora Maria Aparecida Viggiani Bicudo. Pesquisas E Práticas Educativas, 2, e202101. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2021.2.e202101
Edição
Seção
Artigos