Do DNA às proteínas

Uma sequência didática para o ensino de conceitos básicos de biologia molecular

Palavras-chave: Ensino de genética; Processos de ensino; Prática pedagógica.

Resumo

Os documentos oficiais alertam para a necessidade de se compreender os mecanismos de codificação genética, envolvendo os níveis submicroscópicos da Biologia, para se entender minimamente a complexidade da vida, os mecanismos de hereditariedade e a biotecnologia contemporânea. Isento desses conhecimentos, o aluno não é capaz de compreender e se posicionar a respeito de testes que envolvam análise de DNA e clonagem, por exemplo, temas cada vez mais recorrentes em seu cotidiano. Entretanto,a literatura revela que os estudantes possuem dificuldades em compreender os conceitos fundamentais de genética necessários para o entendimento da biologia molecular e da biotecnologia. Estas dificuldades advêm de um ensino descontextualizado e fragmentado, que desconsidera tanto as concepções prévias dos estudantes como as suas dificuldades de abstração, além de ignorar a história de construção do conhecimento científico. O presente trabalho se configura em um relato de experiência. Com a intençãodediminuir o distanciamento entre o conteúdo estudado sobre genética e a realidade vivenciada fora da sala de aula, de modo a auxiliar os estudantes a estabelecerem relações que permitam interpretar os fatos do cotidiano, foi desenvolvida, a partir dos resultados de um questionário de conhecimentos prévios, sequência de ensino junto a uma turma de 30 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de período integral de uma cidade do interior paulista. A sequência priorizou como um todo um ensino reflexivo, voltado à compreensão e à formação integral do indivíduo, isto é, que extrapole a memorização de conceitos e fatos.

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Biografia do Autor

Geovana Siqueira Garcia, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCAV/ UNESP). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência (PIBID) - Ciências Biológicas (2013 - 2015), na área de Ensino de Ciências e Biologia. Mestre e Biociências (UNESP/ IBILCE) e Doutoranda em Biociências (UNESP/ IBILCE) - Campus de São José do Rio Preto.

Amanda Focosi Sarmento, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias

Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCAV/UNESP). Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP, Ribeirão Preto).

Rosemary Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestra e Doutora em Educação para a Ciência (UNESP). Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação (FCAV/UNESP), e do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino e Processos Formativos (UNESP Ilha Solteira/São José do Rio Preto/Jaboticabal). 

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Publicado
2021-04-19
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Como Citar
Garcia, G., Sarmento, A., & Oliveira, R. (2021). Do DNA às proteínas. Pesquisas E Práticas Educativas, 2, e202103. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2021.2.e202103
Seção
Relatos de experiência