Caracterização do trabalho de professores de matemática com projetos

Palavras-chave: cenário de investigação; o desenvolvimento de projetos na escola; articulação de projetos individuais e coletivos.

Resumo

Esta pesquisa procura entender a dinâmica adotada por professores em trabalhos com Projetos e sua influência na formação dos alunos. Os dados foram constituídos a partir de entrevistas com professores de matemática e de vídeos. A análise apresenta as características observadas pelos professores ao retratarem a dinâmica dos trabalhos. Mapeou-se os projetos e os conceitos em que as práticas se basearam a partir dos referenciais. Concluímos que o trabalho com projetos, para além do seu uso como reforço aos conteúdos, é importante para o aluno ampliar o horizonte e lançar-se naquelas questões que lhe façam sentido. Evidenciamos a importância dos projetos quando se busca alcançar autoria, crítica e emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zulind Luzmarina Freitas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Formação de professores e Engenharia Civil. Mestrado em Engenharia Civil, atuando principalmente na formação inicial e no ensino por projetos. Doutorado em Ensino de Ciências, atuando nas áreas de Educação Matemática e Ensino de Ciências. Desenvolve projetos e orientações nos seguintes temas: formação de professores, modelagem matemática na educação, lúdico e o processo de ensino-aprendizagem, ensino e aprendizagem por projetos. Professor/a Assistente Doutor/a junto ao Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia (FE/UNESP) de Ilha Solteira-SP e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu "Ensino e Processos Formativos" (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal)

Ernandes Rocha de Oliveira, Unesp

Licenciado em Matemática pela UFRJ, Mestre em Matemática pela UFRJ, Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (IME). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho junto ao departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia (FE/UNESP) Campus de Ilha Solteira-SP e do programa multidisciplinar interunidades de pós graduação strictu sensu Ensino e Processos Formativos (UNESP SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/ILHA SOLTEIRA E JABOTICABAL)

Gabriela Correia da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestrado na linha de pesquisa em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de São José do Rio Preto. Durante a graduação foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do PIBID. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Graduando em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Carolina Zenero de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em Ensino do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal), na linha de pesquisa Educação Matemática. Graduada em Licenciatura em Matemática no Instituto de Ciências, Matemáticas e de Computação da USP campus São Carlos. Tem envolvimento na organização de eventos durante a graduação e participou como bolsista do Pibid

Referências

BARDIN, L., Análise de conteúdo, Edicões 70, São Paulo, 2011.

BORTOLETTO, A. et al. Capítulo 6: Sobre a constituição de um programa de formação de professores. A história de um grupo de pesquisa. In: Lizete Maria Orquiza de Carvalho; Washington Luiz Pacheco de Carvalho; Jair Lopes Junior. (Org.). Formação de professores, questões sociocientíficas e avaliação em larga escala:Aproximando a pós-graduação da escola. 1ed.São Paulo: Escrituras, 2016, v. V.14, p. 149-184.

FREITAS, Z. L. O projeto no primeiro ano de um curso de engenharia. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo. São Paulo, 1998.

SILVA, G. C. Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetos. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado em Curso de Ensino e Processos Formativos) – Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, 2018.

LAVILLE, C. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas / Christian Laville e Jean Dionne. Tradução Heloísa Monteiro e Francisco Settineri, Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LÜDKE, H. A. L. M. ; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação. EPU Editora, São Paulo, 1986.

MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas, SP: Papirus, 2001.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, n. 14, pp. 66 a 91, 2000.
Publicado
2020-12-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Freitas, Z. L., Oliveira, E., da Silva, G., & de Souza, C. (2020). Caracterização do trabalho de professores de matemática com projetos. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202029. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202029
Seção
Artigos