O Bullying e suas consequências na cultura escolar

Palavras-chave: Bullying; Cultura escolar; Violência.

Resumo

O enfrentamento das expressões da violência torna-se um desafio na atualidade, principalmente para a escola, que reproduz a cultura mais ampla da sociedade, mas também produz uma cultura própria a partir do social. Esse trabalho tem por objetivo refletir sobre as relações entre cultura e violência no contexto escolar. Por isso foi realizado a partir de revisão de literatura que trata desta temática, através de buscas em bases de dados. A partir do material encontrado, foi possível traçar um panorama a respeito do bullying no ambiente escolar e suas repercussões na vida de agressores e vítimas. Os resultados evidenciaram que o bullying prejudica o desenvolvimento na infância e adolescência, gerando danos na fase adulta. Pode acarretar o desinteresse pela escola, déficit de concentração e aprendizagem, queda do rendimento, absenteísmo e evasão escolar, isolamento, tentativas de suicídio, agressividade, irritabilidade, ansiedade e relatos constantes de medo. Assim, concluímos que os objetivos de formação devem ir ao encontro da necessidade de formar sujeitos capazes de entender e viver num mundo marcado pela diversidade, rompendo com as questões de violência entre os alunos. Todavia, este é um processo de longo prazo que deve ser incorporado desde a formação dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adailson Silva Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Câmpus de Três Lagoas - CPTL

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto (1992), graduação em Psicologia pela UNORP - Centro Universitário do Norte Paulista (licenciatura, 2006, e bacharelado, 2007), especialista em Psicologia, na área de Violência Doméstica, pelo Instituto de Psicologia da USP (1997), mestre em Direito Público pela UNIFRAN - Universidade de Franca (2002) e doutor em Psicologia Clínica, pelo núcleo junguiano da PUC/SP (2015). Atualmente é professor da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas - MS. Tem experiência nas disciplinas de Psicologia Jurídica e Psicologia da Saúde (Saúde Mental), atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade sexual, questões de gênero, sexualidade, saúde mental e direitos humanos.

Welton Rodrigues Souza, Prefeitura Municipal de Três Lagoas - MS

Mestre em Educação (2019), pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia GEPEGRE/UEMS/CNPq. Possui Pós-graduação em Educação, Serviço Social e Educação Física. Graduação em Educação Física pela Associação de Ensino de Mato Grosso do Sul (2010), graduação em Serviço Social, Anhanguera (2017) e graduação em Pedagogia, Universidade de Araras (2019). Membro da Diretoria Executiva da ATGLT (Associação Três-lagoense de Gays Lésbicas e Travestis). Atua como Professor de Educação Física, efetivo na Escola Municipal Presidente Médici, na Prefeitura Municipal de Três Lagoas e membro da diretoria do SINTED triênio 2017/2020. Atua como Educador Físico na Saúde, Atenção Especializada lotado no Centro de Apoio Psicossocial. Atua no Ensino Superior como Tutor e Orientador Educacional nos cursos de Licenciatura e Bacharelado do Centro Universitário Internacional (UNINTER) no qual coordena a Liga Acadêmica de Atividade Física e Saúde.

Referências

APPLE, M. W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artemed, 2006.

ARAÚJO, C. P. S.; SILVA, L. R. Bullying na escola: essa brincadeira não tem graça. In: V Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristovão-SE, 2011. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

BARROS, P. C.; CARVALHO, J. E.; PEREIRA, M. B. F. L. O. Um estudo sobre o bullying no contexto escolar. In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Paraná: PUC/PR, 2009. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

BOND, L. et al. Does bullying cause emotional problems? A prospective study of young teenagers. British Medical Journal, v. 323, p. 480-4, 2001. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Violência intrafamiliar: orientações para prática em serviço. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

BULLOCK, J. R. Bullying among children. Journal Childhood Education, v. 78, n. 3, p. 130-3, 2002. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

CATINI, N. Problematizando o “bullying” para a realidade brasileira. 2004. 206f. Tese (Doutorado em Psicologia). Centro de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/CAMP, Campinas-SP, 2004. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

CHALITA, G. Pedagogia da amizade: bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. São Paulo: Gente, 2008.

CHERVEL, A. L’histoire des disciplines scolaires: réflexions sur un domaine de recherche. Rev. Histoire de L’Éducation, n. 38, p. 59-119, maio 1988. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Rev. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

CHERVEL, A. Le culture scolaire: une approche historique. Paris: Ed. Belin, 1998.

DUE, E. P.; HOLSTEIN, B. E.; JORGENSEN, P. S. Bullying as health hazard among school children. Ugeskrift for Laeger, v. 161, n. 15, p. 2.201-6, 1999. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

ENGUITA, F. M. Reprodução, contradição, estrutura social e atividade humana na educação. Rev. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 1, p. 108-133, jun. 1990. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Rio de Janeiro: Editora Verus, 2005.

FANTE, C.; PEDRA, J. A. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FARIA FILHO, L. M. O espaço escolar como objeto da história da educação: algumas reflexões. Rev. da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 1, jan./jun. 1998. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

FORQUIN, J.-C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Rev. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 5, p. 28-49, 1992.

FRAGO, A. V. Historia de la educación y historia cultural: possibilidades, problemas, cuestiones. Rev. Brasileira de Educação, n. 0, p. 63-82, set./dez. 1995. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

GUSMÃO, N. M. M. Desafios da diversidade na escola. Rev. Mediações, Londrina, v. 5, n. 2, p. 9-28, jul./dez. 2000. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Rev. Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

KING, A. et al. The health of youth: a cross-national survey. Canada: World Health Organization, 1996. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

LANE, D. A. Bullying in school: the need for na integrated approach. Journal School Psuchology Internacional, v. 10, n. 3, p. 211-5, 1989. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LOPES NETO, A. A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, n. 81, n. 5, supl., p. 164-72, 2005. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

MATOS, M. G.; GONÇALVES, S. M. P. Bullying nas escolas: comportamentos e percepções. Rev. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 10, n. 1, p. 3-15, 2009. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

MEDEIROS, C. M. B. Agressões em uma escola de ensino fundamental: visão dos alunos, professores e funcionários. 2006. 128f. Dissertação (Mestrado em Fundamentos da Educação). Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2006. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

MEYER, D. E. Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero. In: MEYER, D. E.; PARAISO, M. A. (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 47-62.

MOREIRA, A. F. B. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

PALMIERI, M. W. A.; BRANCO, A. U. Cooperação, competição e individualismo em uma perspectiva sócio-cultural construtivista. Rev. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 2, p. 189-98, 2004. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

PAIM, M. C. C.; BONORINO, S. L. Importância da educação física escolar, na visão de professores da rede pública de Santa Maria. Rev. Digital de EFDEPORTES, Buenos Aires – Argentina, v. 13, n. 130, p. 1-7, mar. 2009. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo-SP: Cortez Editora, 2002.

RIGBY, K. D. Peer victimisation at school and the health of secondary school students. The British Psychological Society, v. 69, p. 95-104, 1999. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

SANTOS, J. L. O que é cultura. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção primeiros passos, v. 110)

SILVA, A. B. B. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro. Objetiva, 2010.

SILVA, D. et al. Vítimas e agressores: manifestações de bullying em alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade. Rev. Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, v. 5, Esp., p. 57-62, ago. 2017. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

SILVA, F. C. T. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Rev. Educar, Curitiba, n. 28, p. 201-16, 2006. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

SILVA, J. L. et al. Bullying: conhecimentos, atitudes e crenças de professores. Rev. Psico, v. 45, n. 2, p. 147-56, abr./jun. 2014. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

WILLIAMS, K. et al. Association of common health symptoms with bullying in primary school children. British Medical Journal, v. 313, p. 17-9, 1996. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.

YOUNG, R.; SWEETING, H. Adolescent bullying, relationships, psychological wellbeing, and gender-atypical behaviour: a gender diagnosticity approach. Sex Roles: A Journal of Research, v. 50, p. 7-8, p. 525-37, 2004. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2020.
Publicado
2020-11-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Moreira, A., & Souza, W. (2020). O Bullying e suas consequências na cultura escolar. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202027. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202027
Seção
Artigos