A música como proposta de atividade pedagógica no ensino de matemática

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Música, Ludicidade

Resumo

A ludicidade é compreendida nesta pesquisa como toda e qualquer ação que ao ser executada produza prazer no praticante, possibilitando a experimentação de novas situações em sala de aula. Dessa forma, a utilização da música no ensino de matemática pode ser entendida como uma atividade lúdica no processo educativo e proporcionar um aprender harmônico entre a ciência exata e os sons, além de ser um elemento de atividade cultural, que estimula padrões e regras, e ao mesmo tempo a sensibilidade. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo apresentar a música como uma possibilidade lúdica no aprendizado matemático. A revisão da literatura possibilitou um aprofundamento com a temática, sendo utilizado uma abordagem histórica para trabalhar a matemática na escala pitagórica. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi apresentado uma proposta de atividade pedagógica, que aborda a descoberta de Pitágoras sobre os princípios matemáticos subjacentes à construção de escala musical, buscando apresentar a música como uma possibilidade lúdica no aprendizado matemático, estreitando ainda mais a relação entre as duas áreas. Pois, ao apresentar a música como um recurso didático com caráter lúdico, o professor pode proporcionar ao aluno o aprendizado e internacionalização dos conhecimentos matemáticos, tendo em vista que ele vai ter a possibilidade de aprender matematicamente e ouvir harmonicamente as razões, além de possibilitar a compreensão da distinção entre razão e proporção, que muitas vezes é mal interpretada. Dessa forma, entende-se que uma interação entre a matemática e a música pode desenvolver um aprendizado prazeroso e harmônico em sala de aula.

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Biografia do Autor

Valdineia Rodrigues Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, graduada em Matemática pela Unifesspa e em Pedagogia pela FECR. 

Ana Clédina Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), vinculada à Faculdade de Ciências da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Osmar Tharlles Borges de Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Professor auxiliar da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), vinculado ao Instituto de Engenharia do Araguaia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Unifesspa, graduado em Matemática pela UEPA. 

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Publicado
2020-11-26
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Como Citar
Lima, V., Gomes, A. C., & de Oliveira, O. T. (2020). A música como proposta de atividade pedagógica no ensino de matemática. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202026. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202026
Seção
Artigos