Oportunidades para a literacia matemática em livros didáticos do Brasil, Taiwan e Cingapura

Palavras-chave: Literacia matemática; Livro didáticos; demanda cognitiva; competências matemáticas; Modelagem Matemática.

Resumo

O presente artigo faz parte de um projeto de dissertação de mestrado desenvolvido entre os anos de 2015 e 2017 em Taiwan, República da China. Essa pesquisa teve como motivação o fato de que estudantes de diferentes países obtem diferentes notas no exame do PISA, que avalia como esses estudantes estão equipados para aplicar o conteúdo matemático aprendido na escola em situações de seus cotidianos. A questão analisada pelo PISA tem como foco o entendimento da literacia matemática, questão esta que pode ajudar a responder à pergunta mais popular dentre os alunos: “pra que matemática”? Por meio de um método quantitativo, o autor utilizou três quadros teóricos para a formação de um quadro conceitual que possibilitou a análise das oportunidades oferecidas nos livros didáticos para o desenvolvimento da literacia matemática. A pesquisa apontou que os livros didáticos do Brasil, Cingapura e de Taiwan, além de apresentar conteúdos de uma forma diferenciada, também requereram dos alunos níveis de demanda cognitiva, competências, e processos de modelação matemática bastante diferentes, contribuindo assim para o desenvolvimento diferenciado da literacia matemática dos estudantes que tem acesso a estes livros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weverton Ataide Pinheiro, Indiana University Bloomington

É Licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília (2013) com intercâmbios acadêmicos em Taiwan pela Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB (Nacional Chengchi University) e nos Estados Unidos pela CAPES (Ciência sem Fronteiras na Gateway Community College). É mestre em Educação Matemática pela National Taiwan Normal University (2017) e atualmente estuda no programa de Ph.D. em Educação Matemática na Indiana University Bloomington.

Referências

ALAJMI, A. H. Addressing computational estimation in the Kuwaiti curriculum: teachers’ views. Journal of Mathematics Teacher Education, The Netherlands, v. 12, n. 4, p. 263-283, aug 2009. Disponible in https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s10857-009-9106-3.pdf. Access in 25 aug 2020.

CHARALAMBOUS, C. Y. et al. A comparative analysis of the addition and subtraction in textbooks from three countries. Mathematical Thinking and Learning, Philadelphia, v. 12, n. 2, p. 117-151, mar 2010. DOI https://doi.org/10.1080/10986060903460070. Access in 25 aug 2020.

DE LANGE, J. Mathematics for literacy. In: MADISON, B. L.; STEEN, L. A. (ed.). Quantitative Literacy: why numeracy matters for schools and colleges. Princenton, NJ: National Council on Education and the Disciplines, 2003. p. 75-89.

GATABI, A. R.; STACEY, K.; GOOYA, Z. Investigating grade nine textbook problems for characteristics related to mathematical literacy. Mathematics Education Research Journal, The Netherlands, v. 24, n. 4, p. 403-421, dec. 2012. Disponible in https://link.springer.com/article/10.1007/s13394-012-0052-5. Access in 25 aug 2020.

HO, E. S. C. Characteristics of east asian learners: what we learned from PISA. Educational Research Journal, Hong Kong, v. 24, n. 2, p. 327-348, Winter 2009. Disponible in http://www.fed.cuhk.edu.hk/~hkcisa/articles/Ho_2010_erj_v24n2_327-348.pdf. Access in 25 aug 2020.

JABLONKA, E. Mathematical literacy. In: BISHOP, A. J. et al. (ed.). Second international handbook of mathematics education. Dordrecht, The Netherlands: Kluewer Academic Publishers, 2003. p. 75-102.

KIRSCH, I. The international adult literacy survey (IALS): understanding what was measured. Education Testing Services. Princeton, New Jersey, dec 2001. Disponible in https://www.ets.org/Media/Research/pdf/RR-01-25-Kirsch.pdf. Access in 25 aug 2020.

LEE, S. F. PISA functional literacy as represented in Taiwanese mathematics textbooks. THE 2014 HAWAII UNIVERSITY INTERNATIONAL CONFERENCES. SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING, MATH & EDUCATION. Honolulu, Hawaii, 2014. Disponible in https://www.huichawaii.org/assets/lee_suiv_fen_stem_2014.pdf. Access in 25 aug 2020.

NCTM. National Council of Teachers of Mathematics. Curriculum and evaluation standards for school mathematics. Reston: VA, 1989.

NISS, M. Mathematical competencies and PISA. In: STACEY, K.; TURNER, R. (ed.). Assessing mathematical literacy: The PISA experience. Cham: Switzerland, 2015. p. 35-55.

OECD. Organization for Economic Co-Operation and Development. PISA 2015 assessment and analytical framework: science, reading, mathematics, and financial literacy. Paris: France, 2016. Disponible in https://www.oecd.org/publications/pisa-2015-assessment-and-analytical-framework-9789264281820-en.htm. Access in 25 aug 2020.

PEHKONEN, L. The magic circle of the textbook – an option or an obstacle for teacher change. PROCEEDINGS OF THE ANNUAL MEETING OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION. V. 3. Bergen: Norway, 2004. p. 513-520. Disponible in https://www.researchgate.net/publication/237558624_THE_MAGIC_CIRCLE_OF_THE_TEXTBOOK_-_AN_OPTION_OR_AN_OBSTACLE_FOR_TEACHER_CHANGE.Access in 25 aug 2020.

REZAT, S.; STRAESSER, R. From the didactical triangle to the sociodidactical tetrahedron: Artifacts as fundamental constituents of the didactical Situation. ZDM – The International Journal on Mathematics Education. Germany, v.44, n. 5, p. 641-651, 2012. Disponible in https://eclass.uoa.gr/modules/document/file.php/MATH540/ΤΕΛΙΚΗ%20ΕΡΓΑΣΙΑ_ΘΕΩΡΗΤΙΚΟ%20ΥΛΙΚΟ/ΑΝΑΛΥΣΗ%20ΣΧΟΛΙΚΩΝ%20ΒΙΒΛΙΩΝ/strasser-rezat_2012.pdf. Access in 25 aug 2020.

TANNER, D.; TANNER, L. N. Curriculum development: theory into practice. New York: Macmillan, 1980.

TSO, T. Y. et al. Comparative implications of mathematical literacy between Taiwanese, Singaporean, and Brazilian textbooks: using the pythagorean theorem as an example. Journal of Textbook Research, Taipei, v. 11, n. 3, p.34-62, dec. 2018. Disponible in https://eds.a.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=1&sid=66945dbe-f44c-4e95-9136-51979500102e%40sessionmgr4008. Access in 25 aug 2020.

XENOFONTOS, C.; PAPADOPOULOS, C. Opportunities of learning through the history of mathematics: the example of national textbooks in Cyprus and Greece. International Journal for Mathematics Teaching and Learning, v. 16, July 2015. Disponible in https://dspace.stir.ac.uk/handle/1893/26797#.XzIALy05RTY. Access in 25 aug 2020.

Publicado
2020-08-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Ataide Pinheiro, W. (2020). Oportunidades para a literacia matemática em livros didáticos do Brasil, Taiwan e Cingapura. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202013. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202013
Seção
Artigos