A nova era da matemática: uma análise política do livro didático

Palavras-chave: Gênero, Livro didático de Matemática, Política

Resumo

A chamada “nova era” na política, marcada pelo forte conservadorismo e religiosidade, vem com um grande ataque às ciências humanas e as discussões de gênero e orientação sexual a elas associadas. Em um lugar comum de neutralidade de saber científico, a Matemática tradicional não se posiciona; é possível, contudo, que o currículo de Matemática saia da imparcialidade, em um movimento de contraconduta ao imposto no contexto atual. Em um ato de resistência política, surge este artigo com o objetivo de investigar um dos pilares das aulas de Matemática: o livro didático. Articulando o livro analisado com o contexto político atual, utilizou-se de metodologia qualitativa para desenvolver a análise de discurso dos textos que compõem esta pesquisa - excertos do livro em questão e falas da ministra Damares Alves. O livro didático escolhido, aprovado no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2017, apresenta o mesmo discurso da “nova era” da ministra, fortemente conservador e embasado em preceitos religiosos, acerca da questão de gênero e orientação sexual.

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Biografia do Autor

Elenilton Vieira Godoy, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Sant'Anna (1999), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Educação (2018). Atualmente é professor do departamento de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Ensino de Matemática desenvolvendo estudos e pesquisas associadas aos aspectos teóricos do currículo da Matemática escolar e à transição do Ensino Médio para o Ensino Superior. 

Fernanda Dartora Musha, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestranda em Educação no PPGE/UFPR. Licenciada em Matemática pela UFPR. Foi bolsista do Projeto Meninas na Matemática: Procuram-se Arletes (2019/2020), do Programa Institucional de Monitoria (2015/2018) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2016/2017). Realizou Iniciação Científica voluntária na área de Análise Matemática. Seus principais interesses de pesquisa são nas áreas de Estudos de Gênero, Culturais e Curriculares.

Yasmin Cartaxo Lima, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Concluiu o curso de Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPR no primeiro semestre de 2017 com a monografia intitulada "Investigação de Heteroplasmia em MT-ATP6 (delT8863) em Paciente com Transtorno do Espectro Autista", sob orientação do Professor Doutor Ricardo Lehtonen Rodrigues de Souza. Concluiu a licenciatura em Ciências Biológicas com o TCC "Genetive - Uma Abordagem Lúdica no Ensino de Génetica", sob orientação da professora Lupe Furtado Alle. Fez estágio no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Universidade Federal do Paraná no período de 2013 até 2018. Passou dois anos no laboratório de Polimorfismos e Ligação do Departamento de Genética da UFPR. Realizou monitoria das disciplinas de Biologia Celular e Farmacologia e Biologia do Desenvolvimento para o Curso de Ciências Biológicas da UFPR. Atualmente cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPR na linha de pesquisa "Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação" sob orientação do professor Elenilton Vieira Godoy. Seu foco de pesquisa atualmente é em cultura e sexualidade.

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Publicado
2020-11-26
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Como Citar
Godoy, E., Musha, F., & Lima, Y. (2020). A nova era da matemática: uma análise política do livro didático. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202025. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202025
Seção
Artigos