A nova era da matemática: uma análise política do livro didático
Resumo
A chamada “nova era” na política, marcada pelo forte conservadorismo e religiosidade, vem com um grande ataque às ciências humanas e as discussões de gênero e orientação sexual a elas associadas. Em um lugar comum de neutralidade de saber científico, a Matemática tradicional não se posiciona; é possível, contudo, que o currículo de Matemática saia da imparcialidade, em um movimento de contraconduta ao imposto no contexto atual. Em um ato de resistência política, surge este artigo com o objetivo de investigar um dos pilares das aulas de Matemática: o livro didático. Articulando o livro analisado com o contexto político atual, utilizou-se de metodologia qualitativa para desenvolver a análise de discurso dos textos que compõem esta pesquisa - excertos do livro em questão e falas da ministra Damares Alves. O livro didático escolhido, aprovado no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2017, apresenta o mesmo discurso da “nova era” da ministra, fortemente conservador e embasado em preceitos religiosos, acerca da questão de gênero e orientação sexual.
Downloads
Referências
BASSI, F. de M.; PINHO, R.I.B.V. Religião, direitos humanos e laicidade. Revista Educação e Políticas em debate. Uberlândia, v. 8, n. 2, p. 288-294, 2019
BRASIL. Decreto n. 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília, DF, 2017.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismos e subversão da identidade. 17 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
CASAGRANDE, L. S.; CARAVALHO, M. G. Educando as Novas Gerações: Representações de gênero nos livros didáticos de matemática. Atas ANPEd, 29ª Reunião, 2006.
COSTA, E. R. da. República Federativa Evangélica: uma análise de gênero sobre a laicidade no Brasil a partir da atuação dos/as parlamentares evangélicos/as no Congresso Nacional no exercício da 54ª Legislatura. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Religião). Escola de comunicação, educação e humanidades, Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo.
DAMARES, A. Menino veste Azul e menina veste Rosa. Uma Nova Era? 2019, 35 seg, son., color. Disponível em:
DAMARES, A. DAMARES Alves manda a real sobre gênero. Polêmica sobre "Meninos vestem azul meninas vestem rosa. 2019, 5 min, son., color. Disponível em:
DAMARES, A. ENTREVISTA Damares fala sobre polêmica da abstinência sexual e projetos de 2020. Reportagem: Kelli Kadanus e Leonardo Desideri. Imagens: Kelli Kadanus. 2020, 42 min, son., color. Disponível em:
DAMÉ, L. Em crescimento, bancada evangélica terá 91 parlamentares no Congresso. Agência Brasil, 2018. Disponível em:
DANTE, L.R. Projeto Teláris 9º ano: Matemática. 2 ed. São Paulo: Editora Ática. 2016.
FRISON, M. D. et al. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de Ciências Naturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. VII. Florianópolis, 2009.
G1. Brasil tem gravidez na adolescência acima da média latino-americana, diz OMS. 2018. Disponível em:
IBGE. Censo demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 19, n. 2(56), p. 17-23, 2008.
LOURO, G. L. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v.3, n. 4, p. 62-70, 2011.
LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2019. p. 7-42.
SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. da (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p.73-102.
SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
SKOVMOSE, O. Cenários de investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), n. 14, p. 66-91, 2000.
SOUZA, S. A. F. de. Análise de discurso: procedimentos metodológicos. Manaus: Instituto Census, 2014.
- Visualizações do Artigo 0
- PDF downloads: 0