Práticas pedagógicas na educação do campo: o ensino de História e cultura afrobrasileira e africana
Resumo
O presente estudo, de cunho exploratório, é parte da pesquisa intitulada “Metodologias de Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Profissional e Tecnológica: Experiências do Ensino Médio Integrado no IFPA”, tem como objetivo discutir as práticas pedagógicas referente ao ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no currículo integrado. O estudo traz um diálogo sobre os pressupostos que embasam o currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e do ensino de cultura afro-brasileira e africana no currículo integrado. A pesquisa traz uma discussão sobre a implementação da lei 10639/03 no currículo da EPT. Para a problematização partimos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, bem como de entrevista com 5 professores, no sentido responder como tem sido desenvolvida as práticas pedagógicas e como vem sendo organizada a matriz curricular no ensino médio integrado no curso de Agropecuária no Campus Rural de Marabá (CRMB)/Instituto Federal do Pará (IFPA). A pesquisa demonstra avanços na implementação da lei, porém, a necessidade de um planejamento coletivo e integrado do currículo no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como, da formação de professores para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, no sentido de descolonizar o currículo e, portanto, de construir práticas pedagógicas desatreladas de uma concepção hegemônica e eurocêntrica.
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