Práticas pedagógicas na educação do campo: o ensino de História e cultura afrobrasileira e africana

Palavras-chave: Currículo integrado; Lei 10639/03; Práticas pedagógicas.

Resumo

O presente estudo, de cunho exploratório, é parte da pesquisa intitulada “Metodologias de Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Profissional e Tecnológica: Experiências do Ensino Médio Integrado no IFPA”, tem como objetivo discutir as práticas pedagógicas referente ao ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no currículo integrado. O estudo traz um diálogo sobre os pressupostos que embasam o currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e do ensino de cultura afro-brasileira e africana no currículo integrado. A pesquisa traz uma discussão sobre a implementação da lei 10639/03 no currículo da EPT. Para a problematização partimos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, bem como de entrevista com 5 professores, no sentido responder como tem sido desenvolvida as práticas pedagógicas e como vem sendo organizada a matriz curricular no ensino médio integrado no curso de Agropecuária no Campus Rural de Marabá (CRMB)/Instituto Federal do Pará (IFPA). A pesquisa demonstra avanços na implementação da lei, porém, a necessidade de um planejamento coletivo e integrado do currículo no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como, da formação de professores para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, no sentido de descolonizar o currículo e, portanto, de construir práticas pedagógicas desatreladas de uma concepção hegemônica e eurocêntrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Editora vozes, 2013.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008.
BRASIL/MEC/SEB. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Currículo, conhecimento e cultura, 2007.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. 2004.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. 2004.
BRASIL. Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003.
BRASIL/MEC/BNCC. Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto –Portugal. Porto Editora, 1994.
CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento. A historicidade da educação profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
CRMB/IFPA. Projeto Pedagógico de Curso de agropecuária, 2017
CRMB/IFPA. Projeto Pedagógico de Curso de agropecuária, 2020
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto –Portugal. Porto Editora, 1994.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marize. Ensino médio e educação profissional: dualidade e fragmentação. 2011.
FELIPE, D. A; TERUYA, T. K; Cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 4, jan./jun. 2014.
FREIRE, Ana Maria. (org.). Pedagogia da tolerância. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MARCUS, V. F.; ROCHA, L.F.R. O processo de institucionalização da lei nº. 10.639/2003 na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Educ. rev. vol.35 Belo Horizonte, Epub. Nov 25, 2019.
MORAES, M. R; JAYME, J.H; Povos e comunidades tradicionais de matriz africana uma análise sobre o processo de construção de uma categoria discursiva. Dossiê: Diversidad cultural en América Latina. Civitas, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 268-283, maio-ago. 2017
PESSANHA, E.A.M. Epistemicídio: as estratégias de matar o conhecimento negro africano e afrodiaspórico. Problemata: R. Intern. P.167-194, 2019.
RAMOS, Marize. Concepção do Ensino Médio Integrado. Superintendência de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte: Natal e Mossoró. 2007.
RECK, Daffine Natalina. Epistemicídio: as estratégias de matar o conhecimento negro africano e afrodiaspórico. Problemata: R. Intern. P.167-194, 2019.
RECK, Daffine Natalina. Breve história da África e dos africanos e o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas: da historiografia africana à aplicação da Lei 10.639/03. Revista Latino-Americana, vol 2, nº.6, 2013.
REGIS, K.; BASÍLIO, G. Currículo e Relações Étnico-Raciais: O estado da arte. Educar em revista, Curitiba, p. 33-60, 2018.
Publicado
2020-11-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Nascimento, H., Silva, C., & Scalabrin, R. (2020). Práticas pedagógicas na educação do campo: o ensino de História e cultura afrobrasileira e africana. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202024. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202024
Seção
Relatos de experiência