A etnomatemática como princípio de valorização sociocultural em uma comunidade quilombola na região amazônica:

um estudo de caso sobre as concepções que envolvem o marabaixo

Palavras-chave: Marabaixo; Etnomatemática; Comunidades quilombolas

Resumo

O estado do Amapá possui mais de  138 (cento e trinta e oito), comunidades remanescentes de quilombos identificadas. Motivados pelo processo histórico-social da formação dessas comunidades quilombolas, e procurando compreender os processos de ensino e de aprendizagem da matemática escolar com foco no cotidiano, realizamos uma investigação, baseada na etnomatemática vivenciada em uma destas comunidades. O objetivo foi investigar a relação do saber tradicional (cultura) com o saber escolarizado, olhando o diálogo entre o ensino e a realidade local, com base no movimento cultural amapaense do Marabaixo e todos os seus ritmos e instrumentos. Os instrumentos utilizados foram observação participante e entrevistas, com foco na prática pedagógica dos professores de matemática na escola. Os resultados obtidos apontam para uma educação escolarizada com foco na valorização da cultura local e que fortalece as relações étnicas na busca por igualdade e estabelece um resgate artístico-cultural de importantes movimentos como Marabaixo e atuação dos ladrões de Marabaixo. Esperamos que este trabalho contribua para reflexões sobre currículos, que possam contribuir com a divulgação e com discussões sobre as comunidades quilombolas neste país. 

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Biografia do Autor

Romaro Antonio Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP

Mestre em Educação - UFFRJ. Professor Permanente EBTT - Ifap, Macapá, Amapá, Brasil.

Pedro Manuel Baptista Palhares, Universidade do Minho

Doutor em Estudos da Criança, pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho - UMinho. Professor Associado com Agregação na Universidade do Minho.

José Roberto Linhares de Mattos, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

Pós-doutor pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL). Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado
2020-10-27
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Como Citar
Silva, R., Palhares, P., & Mattos, J. (2020). A etnomatemática como princípio de valorização sociocultural em uma comunidade quilombola na região amazônica:. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202023. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202023
Seção
Artigos