O desenvolvimento do raciocínio proporcional no currículo de matemática da cidade de São Paulo (7º ano)

Palavras-chave: Currículo prescrito; raciocínio proporcional; proporcionalidade.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar quais Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do sétimo ano no Currículo da Cidade de São Paulo de Matemática podem ser apresentados utilizando como aporte problemas de proporção que apoiem raciocínio proporcional. A metodologia empregada nesse artigo é a pesquisa qualitativa de caráter documental. A análise feita no quadro de Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Currículo da Cidade apontou que os mesmos podem ser desenvolvidos com o apoio dos problemas de proporção que favoreçam o raciocínio proporcional apontados no estudo de Lesh, Post e Behr de 1988 em diversas ocasiões mesmo fora do objeto de conhecimento (proporcionalidade). Nossa análise sinaliza assim a flexibilidade de utilizar tais problemas no Currículo da Cidade de São Paulo o que reforça a proporcionalidade como Ideia Fundamental da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Mascára da Silva, Universidade Cruzeiro do Sul

Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário SantAnna (2012). Cursando o Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências. Atualmente é professor de matemática - Colégio Sigmund Freud. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Proporções. Possui interesse em pesquisa na área de formação de professores e currículo de matemática.

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Doutor, Universidade Cruzeiro do Sul

Professor e Pesquisador nas áreas de Currículo, Educação e Formação de professores que ensinam Matemática. Doutor e Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Licenciado em Física (Mackenzie). Líder do Grupo de Pesquisa em "Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores", no qual tem desenvolvido investigações sobre Currículos de Matemática e Formação de Professores que Ensinam Matemática. Atualmente é Professor Assistente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Atua na Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo como Diretor do Núcleo Técnico de Currículo. Coordenou o Processo de Elaboração do Currículo da Cidade de São Paulo (2017/2018). Vice Coordenador do GT 3 - Currículo e Educação Matemática do SIPEM (2018-2021). Principais interesses de pesquisa: Currículos, Processos de Ensino e de Aprendizagem da Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática.

Referências

BRASIL. Resolução CNE/ CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, 9 jul. 2010.
FIORENTINI, D. LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: Percursos Teóricos e metodológicos – 3. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
LAMON, S. Teaching fractions and ratios for understanding: Essential content knowledge and instructional strategies for teachers. 3th edition. New York: Routledge, 2012.
LESH, R.; POST. T.; BEHR, M. Proportional Reasoning. In j. Hiebert & M. Behr (Eds.) Number Concept and Operations in the Middle Grades. Reston, VA: Lawrence Erlbaum & National Council of Teachers of Mathematics, p. 93-118, 1988. Disponível em: . Acesso em 06 set. 2019.
LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E & MORGADO, A. C. Temas e Problemas Elementares. Coleção do Professor de Matemática. 3ª. Ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2012.
MACHADO, N.J. Sementes 1 # Matemática: Ideias Fundamentais. Diário de Achados e Perdidos, 2015. Disponível em : < https://www.nilsonjosemachado.net/sementes-1-matematica-ideias-fundamentais/ >. Acesso em: 11 jan. 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MINAYO, Maria C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
SACRISTAN, José. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. Ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SÃO PAULO (SP). Secretária Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Matemática. São Paulo: SME/ COPED, 2017.
Publicado
2020-10-07
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Silva, T. M., & Palanch, W. (2020). O desenvolvimento do raciocínio proporcional no currículo de matemática da cidade de São Paulo (7º ano). Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202018. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202018
Seção
Artigos