O curso de pedagogia da UNIFESSPA e as políticas de inclusão para estudantes indígenas

currículo e interculturalidade

Palavras-chave: Ensino Superior, Interculturalidade, Estudantes Indígenas

Resumo

A presente pesquisa se insere no campo de estudos sobre currículo, interculturalidade e formação inicial de professores. Teve como objetivo caracterizar as políticas curriculares voltadas para a formação de professores da educação básica com foco na abordagem em Educação Escolar Indígena (EEI) no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Apoiou-se na concepção de interculturalidade crítica, amparada por uma ótica decolonial. Teve como fio condutor uma abordagem qualitativa, de natureza descritivo-exploratória. Também utilizou a análise de conteúdo para o tratamento dos dados a partir dos documentos examinados, a saber: Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, para a Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental, EEI, Formação de Professores Indígenas, bem como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da Unifesspa. As etapas foram: 1) exploração do material; 2) interpretação dos resultados obtidos; 3) sintetização e seleção dos resultados; 4) categorização; 5) inferência. Os resultados apontaram que a despeito das lacunas nas DCN analisadas e na estrutura curricular do curso de Pedagogia da Unifesspa, no que tange aos conceitos de interculturalidade e currículo, reconhece-se que o PPC em vigor do curso supracitado caminha rumo à construção de uma perspectiva intercultural de currículo. Assim, a presente pesquisa visou contribuir com reflexões que vão ao encontro de uma reformulação do referido curso, buscando uma abordagem horizontal e inclusiva dos saberes que constituem sua tessitura curricular, compreendendo a formação inicial de professores atrelada à dimensão cultural no contexto em que os discentes indígenas se inserem/inserirão.

Palavras-chave: Ensino Superior; Interculturalidade; Estudantes Indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhemerson da Silva e Neto, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Licenciado em Pedagogia e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Ana Clédina Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em Educação Matemática. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e da Faculdade de Ciências da Educação (FACED) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Referências

ADAMS, T. Sulear (verbete). In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008.

ALENCAR, Maria Cristina Macedo. Eu acho que os índios não querem mais falar na linguagem por causa do preconceito, não é professora! Desafios na educação escolar intercultural bilíngue entre os aikewara & guarani-mbya no sudeste do Pará. 2018. 384f. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 01 de 7 de janeiro de 2015. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras providências. Brasília: MEC/CNE/CP, 2015.

_____. Resolução nº 5, de 22 de junho de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar indígena na educação básica. Brasília, 2012.

______. Resolução nº 4/2010. Define diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica. Brasília, 2010a.

______. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa diretrizes curriculares nacionais para o Ensino fundamental de 9 (nove) anos. Brasília, 2010b.

______. Resolução CNE/CEB 5/2009. Fixa as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, 2009b.

______. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília, 2006a.

______. Orientações e ações para educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006b.

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Marabá, 2018.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: SANTIAGO, Castro-Gómez; GROSFOGUEL, Ramon. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores. 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. (Conferência apresentada no Seminário “Interculturalidad y Educación Intercultural”, Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz). 2009. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2019.

______. Interculturalidad y colonialidad del poder: um pensamiento y posicionamento “otro” desde la diferencia colonial. In: SANTIAGO, Castro-Gómez; GROSFOGUEL, Ramon. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores. 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ. Programa de Acolhimento Estudantil & Diversidade: Indígenas e quilombolas na Unifesspa. Pesquisa Diagnóstico. Marabá, 2016.
Publicado
2020-08-21
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
e Neto, J., & Gomes, A. (2020). O curso de pedagogia da UNIFESSPA e as políticas de inclusão para estudantes indígenas. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202011. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202011
Seção
Artigos