Relato de experiência do PIBID da escola municipal de ensino fundamental Juan Pablo: horta educativa com base na interdisciplinaridade

Palavras-chave: Horta educativa; Interdisciplinaridade; Educação do Campo

Resumo

Este relato traz a experiência vivenciada no projeto “Horta Educativa na escola” desenvolvida pelos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo do Campus Rural de Marabá, (CRMB/IFPA) que atuam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(PIBID) na Escola Adelaide Milinari/Juan Pablo, vinculada a rede municipal de Marabá, Estado do Pará. O referido projeto teve início em meados do segundo semestre do ano de 2018 até janeiro de 2019, e teve como objetivo desenvolver a horta na escola como ferramenta pedagógica. Para isso, realizou-se a elaboração do projeto e todas as etapas de implementação, tendo quatro bolsistas responsáveis pela coordenação, e a colaboração dos oito bolsistas, da direção e parte do corpo docente da escola. Desta forma, o projeto resultou no fortalecimento do conhecimento prático articulado ao teórico trabalhado em sala de aula pelos professores de ciências e matemática. Portanto o projeto horta educativa possibilitou a interdisciplinaridade para melhor desenvolver o saber dos alunos do campo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Santos da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Licenciando do curso de licenciatura em educação do campo (LEOC) do Campus Rural de Marabá (CRMB/IFPA), Marabá

Rosemeri Scalabrin, IFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora da Educação Básica, Profissional e Tecnológica do Campus Rural de Marabá (CRMB/IFPA), Marabá, Pará.

Referências

ALMEIDA, Valter José de; e, FAVETTA, Leda Rodrigues de Assis. A horta mandala na agrofloreta sucessional: uma aliada na restauração ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 2012.
ALVARENGA, A.T.; PHILIPH JR., A.; SOMMERMAN,A.; ALVAREZ,A.M.de.S.; FERNANDES,V. Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueri: São Paulo. Moneke: 2011.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo da. Trajetórias e fundamentos da Educação Ambiental. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MARODIN, V. S.; BARBA, I. de S.; MORAIS, G. A. Educação Ambiental com os temas geradores lixo e água e a confecção de papel reciclável artesanal.Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte. UEMS. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Educa/Educa62.pdf Acesso em: 24 de novembro de 2019.
SANTOS, Ana Paula Ribeiro dos. Implantação da horta escolar em uma Escola Pública em Araras-SP. Monografia de especialização (Especialização em Ensino de Ciências)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Publicado
2020-10-19
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Silva, R., & Scalabrin, R. (2020). Relato de experiência do PIBID da escola municipal de ensino fundamental Juan Pablo: horta educativa com base na interdisciplinaridade. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202021. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202021
Seção
Relatos de experiência