Para além da aritmética: por uma algebrização do currículo dos primeiros anos

Palavras-chave: Pensamento algébrico. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Prática pedagógica.

Resumo

O texto destaca elementos de um ensaio teórico, objeto de uma prova de Concurso Público para Ingresso na Carreira do Magistério do Ensino Superior, em que busco refletir acerca da inclusão do pensamento algébrico no Ensino Fundamental, em particular no currículo dos primeiros anos. Recorro ao debate contemporâneo em que o Brasil vivencia na área da Educação Matemática, desde 2017, frente a necessidade de se abordar aspectos da “Álgebra” no trabalho efetivo com crianças menores de 11 anos de idade. Face à problematização decorrente da temática em questão, objetivo, com este paper, contribuir com discussões teórico-metodológicas e conceituais ao apresentar, na leitura interpretativa que faço, a definição deste tipo de pensamento e suas correlações no campo de atuação dos pedagogos.

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Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal e São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP; Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, PPGEdumat, Instituto de Matemática - INMA - da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado
2020-07-30
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Como Citar
Ciríaco, K. (2020). Para além da aritmética: por uma algebrização do currículo dos primeiros anos. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202006. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202006
Seção
Artigos