Para além da aritmética: por uma algebrização do currículo dos primeiros anos
Resumo
O texto destaca elementos de um ensaio teórico, objeto de uma prova de Concurso Público para Ingresso na Carreira do Magistério do Ensino Superior, em que busco refletir acerca da inclusão do pensamento algébrico no Ensino Fundamental, em particular no currículo dos primeiros anos. Recorro ao debate contemporâneo em que o Brasil vivencia na área da Educação Matemática, desde 2017, frente a necessidade de se abordar aspectos da “Álgebra” no trabalho efetivo com crianças menores de 11 anos de idade. Face à problematização decorrente da temática em questão, objetivo, com este paper, contribuir com discussões teórico-metodológicas e conceituais ao apresentar, na leitura interpretativa que faço, a definição deste tipo de pensamento e suas correlações no campo de atuação dos pedagogos.
Downloads
Referências
BLANTON, M.; KAPUT, J. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, Delaware, v. 36. N. 5, p. 412-446, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Caderno de Jogos. 2014. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/antoniomauricio/files/2017/11/12_Jogos-Encarte_pg001-120.pdf. Acesso em 20 jul 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação (Matemática). Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2014.
BRASIL, Ministério da Educação. Pró-Letramento Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Matemática. Brasília: MEC/SEB, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 20 jul 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF. 1997. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em 20 jul 2020.
CANAVARRO, A. P. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, Lisboa, v. XVI, n. 2, p. 81-118, 2007 Disponível em https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/4301/1/_Quadrante_vol_XVI_2-2007-pp000_pdf081-118.pdf. Acesso em 20 jul 2020.
CURI, E.; PIRES, C. M. C. Pesquisas sobre a formação do professor que ensina matemática por grupos de pesquisa de instituições paulistanas. Educ. Mat. Pesqui. São Paulo, v. 10, n. 1, p. 151-189, 2008. Disponível em https://revistas.pucsp.br/emp/article/download/1655/1065. Acesso em 20 jul 2020.
FERREIRA, M. C. N.; RIBEIRO, A. J.; RIBEIRO, M. Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: investigando a compreensão de professores acerca do pensamento algébrico. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 11, n. 25, p. 53-73, 2018. Disponível em https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3275/4612. Acesso em 20 jul 2020.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M. Â.; MIGUEL, A. Contribuições para um Repensar... a Educação Algébrica Elementar. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n. 1[10], p. 78-91, março de 1993. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644384/11808. Acesso em 20 jul 2020.
FONSECA, M. C. F. R.; SIMÕES, F. M. Apropriação de práticas de numeramento na EJA: valores e discursos em disputa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 517- 532, abr/jun 2014. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n2/v40n2a14.pdf. Acesso em 20 jul 2020.
GUARNIERI, M. R. (org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
KIERAN, C. The learning and teaching of school algebra. In: GROWS, D. A. (ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York, NY: MacMillan, 1992. p. 390-419.
MOREIRA, A. F. B. Currículo, diferença cultural e diálogo. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 79, p. 15-38, ago 2002. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10847.pdf. Acesso em 20 jul 2020.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Currículo, conhecimento e cultura. In: BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre o currículo. 2007. p.17-46. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em 20 jul 2020.
NCTM. National Council of Teachers of Mathematics. Principles and standards for school mathematics. Reston: NCTM, 2000.
PIRES, C. M. C. Currículos de Matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000.
SCHLIEMANN, A. D.; CARRAHER, D. W.; BRIZUELA, B. Bringing out the algebraic character of arithmetic. From children’s ideas to classroom practice. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
SHULMAN, L. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, California, v. 15, n. 2., p. 4-14, fev 1986. Disponível em: https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/graduacao/cursos/matematica/texto_3.pdf. Acesso em 20 jul 2020.
SILVA, M. A.; PIRES, C. M. C. Organização curricular da Matemática no Ensino Médio: a recursão como critério. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 2, p. 249-266, 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n2/a02v19n2.pdf. Acesso em 20 jul 2020.
TEIXEIRA, L. R. M. Dificuldades e Erros na Aprendizagem da Matemática. VII Encontro Paulista de Educação Matemática (VII EPEM), 2004. In: Anais.... São Paulo: USP, 2004. [CD-ROM]
- Visualizações do Artigo 0
- PDF downloads: 0