Concepções, práticas docentes e desempenho em ciências: uma possível sequência de influências

uma possível sequência de influências

Palavras-chave: Concepções docentes, Ensino de ciências, PISA

Resumo

Considerando a hipótese de que as formas como professores concebem os comportamentos dos seus alunos influencia em suas práticas educativas e estas influenciam o desempenho dos estudantes, investigou-se, primeiro, as concepções docentes explícitas e implícitas sobre a origem dos comportamentos humanos e as práticas docentes grupais e personalizadas relatadas por 77 professores de Ciências. Após, utilizando dados de 21.141 estudantes que responderam ao Programme for International Student Assessment (PISA) investigou-se práticas docentes positivas e negativas relatadas pelos estudantes e o desempenho destes em Ciências. No primeiro estudo constatou-se que as concepções implícitas menos deterministas influenciam a maior frequência de práticas docentes grupais e personalizadas. No segundo estudo verificou-se que as práticas positivas são neutras, mas as práticas negativas têm impacto desfavorável no desempenho dos estudantes em Ciências. O incentivo a concepções menos deterministas pode, portanto, aumentar a frequência de práticas docentes positivas, as quais podem preencher espaços ocupados pelas negativas, diminuindo assim o impacto negativo causado por estas últimas.

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Biografia do Autor

Mayra Antonelli-Ponti, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São `Paulo

Licenciada em Ciências biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Mestra e Doutora em Ciências na área Psicobiologia, pela Universidade de São Paulo, com estágio científico avançado em nível de doutorado em Ciências da Educação, Especialidade em Supervisão Pedagógica na Universidade do Minho. Atualmente é pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES/USP), pesquisadora membro do Laboratório de Etologia e Bioacústica- EBAC/USP e do Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia - ConectaLab/USP. Atua como professora visitante do Instituto de Estudos Superiores de Fafe - Portugal. É fundadora do projeto de extensão universitária e divulgação científica em Psicobiologia - Psicobio em Rede (PBR). Estuda temas relacionados à educação à luz de temas da psicobiologia, propondo cursos de formação continuada de professores, e à luz da economia social com foco na avaliação da implementação de programas educacionais.

Fabiana Maris Versuti, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São `Paulo

Pós-Doutora em Educação pela USP/FFCLRP, Doutora e Mestre em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru, Graduada e Licenciada em Psicologia pela UNESP/Bauru. Docente do Departamento de Psicologia da USP/FFCLRP na área de: Fundamentos Psicológicos da Educação e Ensino de Ciências. Membro do corpo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP/USP. Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade de São Paulo - Polo de Ribeirão Preto. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia (ConectaLab). Reúne larga experiência em ambientes educacionais onde atuou na formação de docentes desde 2005.

Maria Teresa Machado Vilaça, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Possui doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Minho (2007). Atualmente é Professora Auxiliar da Universidade do Minho. Tem experiência na área de Educação

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Publicado
2020-11-27
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Como Citar
Antonelli-Ponti, M., Versuti, F., & Vilaça, M. (2020). Concepções, práticas docentes e desempenho em ciências: uma possível sequência de influências. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202028. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202028
Seção
Artigos