Um olhar para a robótica na educação infantil: diálogos com a sociologia da infância

Palavras-chave: Robótica. Educação Infantil. Currículo.

Resumo

Este artigo, de cunho qualitativo, tem o intuito de relatar um estudo realizado em uma creche municipal, no interior do estado de São Paulo, em que se desenvolveu um projeto de Robótica Educacional para crianças de três a quatro anos, que consistia em promover o acesso de crianças da Educação Infantil a atividade de programação e montagem de robôs de forma lúdica, estimulando entre as crianças a relação de autoria com tecnologia digital. No contexto desse projeto, o estudo, objeto deste texto, se pautou em investigar se aspectos das culturas da infância, preconizadas pela sociologia e antropologia da infância, e as linguagens e experiências, preconizadas por diretrizes curriculares, podem ser evidenciadas durante atividades de robótica educacional. Para tanto, procuramos, ainda que brevemente, discutir infância e cultura, apresentar diretrizes oficiais para currículos da Educação Infantil e alguns elementos metodológicos e de análise dos resultados do estudo, além de considerações sobre integração da tecnologia na infância.

 

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Biografia do Autor

Natalia Torres Colombo Alves, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos pela UNESP - câmpus de Ilha Solteira/Jaboticabal/São José do Rio Preto sob Orientação da Professora Doutora Deise Aparecida Peralta. Licenciada em Matemática pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Participou do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (UNESP). Foi membro do Centro Acadêmico da Matemática (UNESP).Participou do Programa de Residência Pedagógica (UNESP). Participou do PIBIC (programa institucional de bolsas de iniciação científica - UNESP). É membro do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GPECIM da FEIS-UNESP. Desenvolveu uma Iniciação Cientifica (IC) de Prototipagem virtual de um dispositivo para atividades de montagem e programação de robôs na Educação Infantil.

Mayanna Vasconcelos Vieira, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. É integrante do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação" - GEPAC e do "Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade" - NUGENS da UNESP. Atuou também nos projetos de extensão "Mulheres em tela: o desvelar de uma ciência demaquilada" e "Mulheres na ciência: desconstruindo estereótipos de gênero".

Deise Aparecida Peralta, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Doutora em Educação para a Ciência e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru. Graduada em Matemática pela UNESP, campus de São José do Rio Preto. Atua como Professora Assistente na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP), lotada junto ao Departamento de Matemática. Docente Permanente do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (PPG-EPF/UNESP, campi São José do Rio Preto, Ilha Solteira e Jaboticabal). Lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC/UNESP). Tem atuado em atividades de pesquisa e orientação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular e Teoria Crítica (principalmente a vertente Habermasiana), relacionadas aos seguintes temas: Processos Formativos, Reformas Curriculares, Avaliação e Robótica Educacional. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2.

Referências

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Publicado
2020-08-23
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Como Citar
Torres Colombo Alves, N., Vieira, M., & Peralta, D. (2020). Um olhar para a robótica na educação infantil: diálogos com a sociologia da infância. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202012. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202012
Seção
Artigos