Um olhar para a robótica na educação infantil: diálogos com a sociologia da infância
Resumo
Este artigo, de cunho qualitativo, tem o intuito de relatar um estudo realizado em uma creche municipal, no interior do estado de São Paulo, em que se desenvolveu um projeto de Robótica Educacional para crianças de três a quatro anos, que consistia em promover o acesso de crianças da Educação Infantil a atividade de programação e montagem de robôs de forma lúdica, estimulando entre as crianças a relação de autoria com tecnologia digital. No contexto desse projeto, o estudo, objeto deste texto, se pautou em investigar se aspectos das culturas da infância, preconizadas pela sociologia e antropologia da infância, e as linguagens e experiências, preconizadas por diretrizes curriculares, podem ser evidenciadas durante atividades de robótica educacional. Para tanto, procuramos, ainda que brevemente, discutir infância e cultura, apresentar diretrizes oficiais para currículos da Educação Infantil e alguns elementos metodológicos e de análise dos resultados do estudo, além de considerações sobre integração da tecnologia na infância.
Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe. História Social da criança e da Família. Tradução de Dora Flasksman. Disponível em : <http://files.grupo-educacional-vanguard8.webnode.com/200000024-07a9b08a40/Livro%20PHILIPPE-ARIES-Historia-social-da-crianca-e-da-familia.pdf>. LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A Travessa do Ouvidor, 11 Rio de Janeiro, RJ--CEP 20040, 1981.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
ARIÈS, Philippe. História Social da criança e da Família. Tradução de Dora Flasksman. Disponível em : <http://files.grupo-educacional-vanguard8.webnode.com/200000024-07a9b08a40/Livro%20PHILIPPE-ARIES-Historia-social-da-crianca-e-da-familia.pdf>. LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A Travessa do Ouvidor, 11 Rio de Janeiro, RJ--CEP 20040, 1981.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CNE, 2017.
CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. 6.ed. Brasília: MEC/SEB, 2009.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
COHN, Clarice. Concepções de infância e infâncias: um estado da arte da antropologia da criança no Brasil. Civitas - Revista de Ciências Sociais, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 221-244, jan. 2014. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/15478/10826>. Acesso em: 31 maio 2020.
CORSARO, William. Sociologia da Infância. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2011.
GIBIM, Ana Paula Pereira Gomes; GEHRING, Fernanda Maria Muller. O que crianças pensam sobre família e relações de gênero? Zero-a-seis, v. 20, n. 37, p. 76-94, 2018.
LIMA, José Milton de; MOREIRA, Tony Aparecido; LIMA, Marcia Regina Canhoto de. A Sociologia da Infância e a Educação Infantil: Outro Olhar para as crianças e suas culturas. Revista Contrapontos Eletrônica, Vol.14, n. 1, p. 95-110, jan/abr. 2014. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5034. Acesso em 18 jul 2020.
MORUZZI, Andrea Braga; ABRAMOWICZ, Anete. Infância, raça e currículo: alguns apontamentos sobre os documentos brasileiros para a educação infantil. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, n. 19, p. 199-214, 2015.
MORUZZI, Andrea Braga; DE CAMPOS TEBET, Gabriela Guarnieri. Sociologia Da Infância, Pedagogia E Currículo Da Educação Infantil: Algumas Aproximações. Nuances: estudos sobre Educação, v. 28, n. 3, 2017.
PERALTA, Deise Aparecida; POSTINGUE, Thais Paschoal; SOUZA, Andrew Felipe Silvério; TAVEIRA, Flavio Augusto Leite. Programando e brincando: robôs, crianças e culturas da infância. In: Deise Aparecida Peralta. (Org.). Robótica e Processos Formativos: da epistemologia aos kits. 01ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2019, v. 01, p. 109-142.
QVORTRUP, Jens et al. Nove teses sobre “a infância como fenômeno social,1993.
Saint-Exupéry, Antoine. O principezinho. Queluz de Baixo – Barcarena: Presença, 2007.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, p. 9-34, 2004.
- Visualizações do Artigo 0
- PDF downloads: 0