A prática da capoeira como componente da cultura afro-brasileira no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental, na escola pública em Ilha Solteira/SP
Resumo
Neste artigo, apresento fragmentos robustos, que compõe os resultados finais da pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. A pesquisa apresenta como objetivo verificar junto aos/as professores/as e educandos/as, se como parte do currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental a prática da capoeira agrega conhecimentos e valores culturais capazes de contribuir com o Ensino da História e das Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas. O ponto de partida deste estudo foi o aumento dos atos discriminatórios e de preconceitos em ambientes escolares e extraescolares em relação aos/as negros/as. Dessa forma, propus refletir se a metodologia, os conteúdos e recursos didáticos usados têm sido suficientes para a construção significativa e duradoura do processo de ensino e aprendizagem das Culturas Afro-Brasileira e Indígena conforme preconizam a Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008. Para tanto, optei pela metodologia de pesquisa do tipo etnográfica: acompanhamento e observação das aulas de capoeira; apresentação e aplicação de questionários semiestruturados para alunos/as e professores/as de uma instituição escolar pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no município de Ilha Solteira/SP. Por fim, os dados obtidos foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, verifiquei que a prática da capoeira como componente curricular contribui para a agregação de valores culturais e mudanças de comportamentos sociais. Ademais, os dados mostraram haver baixa adesão de alunos/as na disciplina de capoeira.
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Referências
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