Formação de professores para a educação das relações étnicoraciais

um estudo nas licenciaturas da UFMS - CPTL

Palavras-chave: Formação docente, relações étnico-raciais, Diversidade cultural.

Resumo

O presente trabalho objetiva análises acerca da formação inicial de professores referente a educação das relações étnico-raciais uma vez que o exercício da profissão docente exige constante aperfeiçoamento e o ser professor é construído e (re)significado diariamente na escola, assim os cursos de formação necessitam trazer reflexões acerca da diversidade étnico-racial, do racismo e do preconceito presentes no chão da sala de aula, tendo esses aspectos em vista, a pesquisa segue em uma abordagem qualitaviva, desenvolvida com alunas(os) dos cursos de licenciatura em geografia, história e matemática  regulamente matriculadas(os) a partir do 5º Semestre na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas e busca explicitar o alcance dos referidos temas na formação inicial, na tentativa de contribuir para uma prática docente significativa em sala de aula.

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Biografia do Autor

Pablo Afonso Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando em licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), tendo como campo de atuação História Oral, atualmente participa do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntaria (PIVIC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GFORP. No momento presente é professor voluntario da equipe ADAPTE - Cursinho Popular (UFMS-CPTL).

Andresa Fernanda da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Participante no Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária - PIVIC. Monitora da disciplina de História da América portuguesa I (2020-1). Representante discente do curso de história CPTL, gestão 2019/2020.

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Publicado
2020-07-22
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Como Citar
Silva, P., & Silva, A. (2020). Formação de professores para a educação das relações étnicoraciais. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202005. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202005
Seção
Artigos