Projeto político-pedagógico: análise de um instrumento desencadeador de ações inclusivas

Palavras-chave: Análise Documental. Educação Inclusiva. Projeto Político-Pedagógico.

Resumo

A inclusão que outrora era uma temática isolada vem conquistando seu espaço em meio às lutas que foram e vem sendo travadas por meio de movimentos, reivindicações e com debates públicos. Nesse cenário, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é considerado o movimento para o direcionamento de uma escola inclusiva por ser um documento capaz de suscitar o desenvolvimento de ações inclusivas. Posto isto, o presente trabalho trata-se de um recorte da dissertação de mestrado com objetivo de identificar no PPP da escola participante da pesquisa segmentos referentes à inclusão, bem como investigar se as questões relacionadas à diversidade são destacadas, incluindo os alunos com deficiência tanto no ensino regular, quanto na sala de recursos e analisar aspectos relacionados com a gestão escolar. O estudo é de caráter descritivo e interpretativo que, partindo da leitura minuciosa do documento, proporcionou uma análise textual discursiva no qual revelou que o PPP, mesmo com as lacunas, como dar mais visibilidade à educação inclusiva, bem como a sala de recursos para Deficientes Visuais (DV) e o desenvolvimento de projetos na temática supracitada reverbera a intencionalidade do documento de trilhar caminhos que considerem o respeito às diferenças, como também em relação aos alunos com deficiência.  Portanto, o PPP se apresenta como um documento legal e imprescindível em processos educativos que abarcam a educação inclusiva, evidenciando que a escola é caracteristicamente inclusiva se, desde o PPP, já conta com ações de inclusão e, consequentemente, em uma educação de equidade para incluir todos, almejando a emancipação humana.

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Biografia do Autor

Andrezza Santos Flores, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Câmpus de Bauru

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, na linha de Pesquisa Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências e Matemática. Mestrado pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal) na linha de pesquisa Tecnologias, Diversidades e Culturas na qual participa do Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Práticas Educativas e no Grupo de Pesquisa em Currículo, Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC). Graduação no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, Campus de Ilha Solteira-SP . Foi bolsista CAPES e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com atividades vinculadas a uma Escola Estadual da cidade de Ilha Solteira (2012 - 2016). Atualmente é professora eventual pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no município de Andradina-SP. Tem experiências na área de Educação com ênfase em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, atuando nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia para Deficientes Visuais, Gestão Escolar e Inclusão Escolar com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE). 

Solange Vera Nunes de Lima D’Água, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de São José do Rio Preto

Graduada em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP (2007). Pós-Doutorado pelo Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa, do Instituto de Educação da Universidade do Minho/UMinho/ Portugal e pelo Programa Educação e Currículo- Linha de Pesquisa -Novas Tecnologias em Educação PUC-SP (2016). É Professora Assistente Doutor - MS-3 da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / IBILCE- Departamento de Educação de São José do Rio Preto é do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Apresenta experiência na rede pública de ensino como professora e gestora da Educação Básica. Atuou em diversos espaços formais e não formais na perspectiva da formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, com ênfase em Gestão Escolar, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação à Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e Diversidade (formação de professores e gestores para a Inclusão de alunos com Deficiência na escola regular). Atualmente desenvolve investigações relacionadas ao Ensino Médio e a integração das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem. É uma das responsáveis pelo site http://www.cinemaeducacao.jimdo.com. Atuou como coordenadora do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR/CAPES) no IBILCE/UNESP. Líder de Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Práticas Educativas; - UNESP; Pesquisadora - Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Cotidiano Escolar - PUC- SP.

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Livre-docente em Didática e Currículo (2019) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP; doutor em Educação Matemática (2012) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; pedagogo (2002) e mestre em Educação (2005) pela Universidade de Brasília - UnB. Cursou especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e em Antropologia e História dos Povos Indígenas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (bolsista: CNPq). É Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UNESP - campus de Ilha Solteira -, sendo credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (FEIS/UNESP). Exerce a função de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos formativos. Na UNESP lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação - GEPAC, bem como coordena o Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira - NABISA que é vinculado ao Projeto Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária - NUPE. Atua como editor chefe da Revista Pesquisa e Práticas Educativas da UNESP. É professor conteudista em cursos de graduação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP. Trabalhou (2009 a 2013) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, exercendo as seguintes atividades: diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP e presidente da Comissão de Ética. É sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM e da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC. Co-dirige a Série de livros Processos Formativos (Editora FI, Porto Alegre, RS). Seus estudos e investigações permeiam as seguintes temáticas: Currículo; Didática; Educação Matemática; Educação Comparada e Internacional; Diversidade(s); Ensino Integral / Escola de Tempo Integral; Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado
2020-08-01
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Como Citar
Flores, A., D’Água, S., & Gonçalves, H. (2020). Projeto político-pedagógico: análise de um instrumento desencadeador de ações inclusivas. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202007. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202007
Seção
Artigos