Mulheres e violência de gênero na pós-graduação em uma faculdade de engenharia

Palavras-chave: Gênero. Carreira acadêmica. Violência.

Resumo

O objeto investigado pela pesquisa de Iniciação Científica são as relações sociais mantidas no ambiente de pós-graduação, em nível de doutorado, de uma faculdade de engenharia, presente no interior do Estado de São Paulo, as quais são analisadas sob um recorte de violência de gênero. A escolha do campus se deu por critérios de proximidade das pesquisadoras com o espaço e, também, pela diferença quantitativa acentuada da presença de dois gêneros (homem e mulher) ao longo de toda a trajetória educacional, indicando maioria de homens e um ambiente tendencialmente machista. A metodologia é de natureza quantitativa, de caráter exploratório e descritivo; desta forma, num primeiro momento, foi elaborado um levantamento acerca das mulheres que ingressaram nos programas de pós-graduação em doutorado na instituição, bem como diagnosticado a quantidade de professoras orientadoras que compõem o corpo docente vinculado a pós-graduação. Após realizar esse diagnóstico, foi desenvolvido um questionário para que as doutorandas pudessem responder. As respostas geradas pelo questionário foram analisadas e pode-se constatar que as discentes que participaram da pesquisa já sofreram e/ou presenciaram diversos tipos de violência por parte de professores (as), alunos (as), funcionários (as) e desconhecidos (as), dentro da própria instituição e em suas extensões. Os dados iniciais apresentam que existe a necessidade de mais pesquisas em relação a violência relacionada ao gênero dentro do ambiente universitário, mais especificamente nas Engenharias.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Closel Miraldi, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Câmpus de Ilha Solteira

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Câmpus Ilha Solteira. Já realizou estágio voluntário na Área de Ecologia Vegetal, é membro do Grupo de Agroecologia de Ilha Solteira (Gaisa) desde 2016 e faz parte do Grupo de Extensão e Pesquisa sobre Desenvolvimento Rural (Guatambu), onde realiza estágio voluntário no Projeto de Extensão Universitária intitulado "Capacitação Técnica e Organizacional das Famílias do Assentamento Estrela da Ilha, em Ilha Solteira-SP". É membro do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade - NUGENS desde sua fundação, com foco nas temáticas de desconstrução de estereótipos de gênero e prevenção a violência de gênero e é representante discente de Ilha Solteira no Grupo de Trabalho de Prevenção à Violência da UNESP. Além disso é Diretora de Políticas Educacionais no Diretório Acadêmico XI de Abril e membro discente titular na Congregação. Atualmente é bolsista PIBIC com a Iniciação Científica intitulada "Orientação de gênero e carreiras de doutorado".

Igor Micheletto Martins, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Câmpus de Bauru

Estudante do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (stricto sensu) da Faculdade de Ciências de Bauru, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Mestre pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (stricto sensu) da UNESP, graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela mesma instituição, campus de Ilha Solteira. Também é membro do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC) da UNESP. Tem interesse em trabalhar com questões relativas à Formação de Professores, Currículo, Identidade, Diferença, Diversidade e Educação Matemática.

Liliane Santos de Camargos, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Câmpus de Ilha Solteira

Graduada em Ciências Biológicas/Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), MSc. em Fisiologia e Bioquímica de Plantas pela Universidade de São Paulo (2003), Doutora em Biologia Vegetal (área de concentração Fisiologia Vegetal) pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Livre-Docente em Fisiologia do Metabolismo Vegetal pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2018). Atualmente é Professora Associada da Unesp/Ilha Solteira, onde lidera o grupo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica de Leguminosas e Gramíneas Tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: Metabolismo de nitrogênio, com foco na tolerância do sistema simbiótico à presença de nitrogênio mineral; Crescimento, tolerância e potencial de uso de leguminosas tropicais na fitorremediação de solos contaminados por Mn, B, Cu, Fe e Pb; Respostas de plantas a estresses abióticos, com foco em espécies do bioma Cerrado. É uma das responsáveis pela implantação do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade - NUGENS, com foco nas temáticas de desconstrução de esteriótipos de gênero e prevenção a violência de gênero, desenvolvendo projetos de ensino e de extensão que visam o combate a violência física e psicológica em decorrência de gênero e sexualidade; e a valorização do protagonismo feminino a fim de motivar meninas e mulheres a se envolverem com as ciências rompendo com estereótipos decorrentes do machismo estrutural da nossa sociedade. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado
2020-10-07
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Como Citar
Closel Miraldi, A., Martins, I., & Santos de Camargos, L. (2020). Mulheres e violência de gênero na pós-graduação em uma faculdade de engenharia. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202017. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202017
Seção
Artigos