A entrada em atividade no ensino de física para estudantes com deficiência visual por meio da prática esportiva do goalball
Resumo
A pesquisa aqui relatada objetivou desenvolver um ensino de física para estudantes com deficiência visual de forma a promover a entrada dos mesmos em atividade, visando motivá-los à uma mobilização de conhecimentos. Nesse sentido, apresentamos o Goalball, esporte criado para cegos, como objeto social no processo de mobilização da aprendizagem de dois estudantes de uma escola estadual de Aracaju/SE sobre os conceitos de gravidade, peso e massa. Fundamentamos a investigação nos referenciais: "Relação com o Saber" de Bernard Charlot e na Teoria da Atividade de Leontiev. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participativa, tendo como instrumentos de constituição de dados a Entrevista semiestruturada, as Observações das aulas, o Diário de Campo e um Aplicativo de mensagem instantânea. Os resultados demonstram a importância de ações planejadas para a promoção da entrada em atividade, levando em consideração o objeto e o motivo da mesma. Adicionalmente, mostrou-se relevante o reconhecimento dos estudantes como sujeitos sociais, que se constroem por uma identidade social e uma identidade singular, centradas no “eu” e no “outro’, pois, é no reconhecimento do outro, ou seja, do “não eu” que o sujeito imerge no mundo das relações e versões da realidade simbólica identidade/diferença.
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