A entrada em atividade no ensino de física para estudantes com deficiência visual por meio da prática esportiva do goalball

Palavras-chave: Relação com o Saber. Teoria da Atividade. Goalball no Ensino de Física.

Resumo

A pesquisa aqui relatada objetivou desenvolver um ensino de física para estudantes com deficiência visual de forma a promover a entrada   dos mesmos em atividade, visando motivá-los à uma mobilização de conhecimentos.  Nesse sentido, apresentamos o Goalball, esporte criado para cegos, como objeto social no processo de mobilização da aprendizagem de dois estudantes de uma escola estadual de Aracaju/SE sobre os conceitos de gravidade, peso e massa.  Fundamentamos a investigação nos   referenciais: "Relação com o Saber" de Bernard Charlot e na Teoria da Atividade de Leontiev. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participativa, tendo como instrumentos de constituição de dados a Entrevista semiestruturada, as Observações das aulas, o Diário de Campo e um Aplicativo de mensagem instantânea. Os resultados demonstram a importância de ações planejadas para a promoção da entrada em atividade, levando em consideração o objeto e o motivo da mesma. Adicionalmente, mostrou-se relevante   o reconhecimento dos estudantes como sujeitos sociais, que se constroem por uma identidade social e uma identidade singular, centradas no “eu” e no “outro’, pois, é no reconhecimento do outro, ou seja, do “não eu” que o sujeito imerge no mundo das relações e versões da realidade simbólica identidade/diferença.

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Biografia do Autor

Willdson Robson Silva do Nascimento, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Câmpus de Bauru

Licenciado em Física, Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Bauru. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar- ENCINE/UNESP/CNPq e Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS/CNPq. 

Eder Pires de Camargo, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Câmpus de Ilha Solteira

Graduado em Licenciatura em Física com Mestrado em Educação para a Ciência (2000), Doutorado em Educação(2005) pela UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado (2006) pela UNESP- Universidade Estadual Paulista. É Livre Docente, do Departamento de Física e Química da UNESP, e no PPG- atuando no Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência. Coordenador do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar- ENCINE/UNESP/CNPq.

Eanes dos Santos Correia, Universidade Federal de Sergipe (UFS)- Campus São Cristóvão

Licenciado em Educação Física, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS/CNPq.  

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Publicado
2020-08-03
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Como Citar
Nascimento, W., Camargo, E., & Correia, E. (2020). A entrada em atividade no ensino de física para estudantes com deficiência visual por meio da prática esportiva do goalball. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202008. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202008
Seção
Artigos