Competências socioemocionais e habilidades sociais no contexto da educação científica

uma revisão de literatura

Palavras-chave: Habilidades sociais. Competências socioemocionais. Educação científica

Resumo

Os processos de ensino e aprendizagem atuais necessitam englobar não somente os aspectos cognitivos, mas também os emocionais. Isto é necessário para desenvolver plenamente o aluno como indivíduo e como ser que interage em sociedade. O campo de pesquisa das competências socioemocionais e habilidades sociais, como construtos em interação, sendo este relativamente novo, torna-se importante refletir sobre a utilização da terminologia específica aplicada à área educacional. O objetivo deste estudo foi identificar os sentidos atribuídos aos conceitos de competências socioemocionais e habilidades sociais no contexto da educação científica. Para alcançá-lo, foi realizada uma revisão da literatura, abrangendo o período de 2008 a 2017, de produção científica em bancos de dados pré-selecionados. O resultado foi a elaboração de quadros e resumos de evidências. Foram selecionados dez artigos segundo os critérios de inclusão e exclusão. Não foram encontrados os termos competências socioemocionais e educação científica. Foram encontrados os termos habilidades sociais, mas com carências de definição conceitual. Isto sugere que os trabalhos analisados necessitam de definições e fundamentações teóricas mais aprofundadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Lima Dalle Mulle, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Psicólogo formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Orientado pela Prof.ª Dr.ª Sonia Regina Pasian, na temática de Avaliação Psicológica e Envelhecimento. Atualmente, doutorando e membro pesquisador do ConectaLab, no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Orientado pela Prof.ª Dr.ª Fabiana Maris Versuti, com foco em desenvolvimento e investigação de programas de Mentoria Cientifica.

Fabiana Maris Versuti, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Pós-Doutora em Educação pela USP/FFCLRP, Doutora e Mestre em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru, Graduada e Licenciada em Psicologia pela UNESP/Bauru. Docente do Departamento de Psicologia da USP/FFCLRP na área de: Fundamentos Psicológicos da Educação e Ensino de Ciências. Membro do corpo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP/USP. Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade de São Paulo - Polo de Ribeirão Preto. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia (ConectaLab). Reúne larga experiência em ambientes educacionais onde atuou na formação de docentes desde 2005.

Referências

ABED, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: s.n., 2014.

ANGELIN, A. P. Promovendo habilidades sociais na Educação Básica: uma proposta de intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2012.

BAKER, D. A tecnologia ajuda nas relações? Revista Vida Simples, [s.I.], 31 de janeiro de 2019. Disponível em https://vidasimples.co/conviver/a-tecnologia-ajuda-nas-relacoes/ Acesso em 3 set 2020.

BOLSONI-SILVA, A. T. et al. Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 17, n. 2, p. 259-269, dez 2013. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/pee/v17n2/v17n2a08.pdf. Acesso em 1 set 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2017.

CARDOZO, A.; SOARES, A. B. Habilidades sociais e o envolvimento entre pais e filhos com deficiência intelectual. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 31, n. 1, p. 110-119, 2011. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/pcp/v31n1/v31n1a10.pdf. Acesso em 1 sete 2020.

CARRARA, K.; BETETTO, M. F. Formação ética para a cidadania: uma investigação de habilidades sociais medidas pelo inventário de habilidades sociais. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 26, n. 3, p. 337-347, set 2009. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v26n3/v26n3a07.pdf. Acesso em 1 set 2020.

CARVALHO, R. S.; SILVA, R. R. D. Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 173-190, jan-mar, 2017. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/er/n63/1984-0411-er-63-00173.pdf. Acesso em 1 set 2020.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais: conceitos e campo teórico-prático. Texto online disponibilizado em www.rihs.ufscar.br em dezembro de 2006. Disponível em http://betara.ufscar.br:8080/pesquisa/rihs/armazenagem/pdf/artigos/habilidades-sociais-conceitos-e-campo-teorico-pratico/view. Acesso em 1 set 2020.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Competência Social e Habilidades Sociais: manual teórico-prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Habilidades sociais: uma área em desenvolvimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 233-255, 1996. Disponível em http://www.rihs.ufscar.br/wp-content/uploads/2015/02/primeiro_artigo.pdf. Acesso em 1 set 2020.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Desenvolvimento interpessoal e educação escolar o enfoque das habilidades sociais. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 6, n. 3, p. 217, 1998. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v6n3/v6n3a05.pdf. Acesso em 1 set 2020.

DEL PRETTE, Z. A. P.; PAIVA, M. L. M. F.; DEL PRETTE, A. Contribuições do referencial das habilidades sociais para uma abordagem sistêmica na compreensão do processo de ensino-aprendizagem. INTERAÇÕES, São Paulo v. X, n. 20, p.57-72, jul-dez, 2005. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/inter/v10n20/v10n20a05.pdf. Acesso em 1 set 2020.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (SMHSC). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Habilidades sociais e análise do comportamento: Proximidade histórica e atualidades. Revista Perspectivas, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 104-115, 2010. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pac/v1n2/v1n2a04.pdf. Acesso 1 set 2020.

FEITOSA, F. B. A depressão pela perspectiva biopsicossocial e a função protetora das habilidades sociais. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 34, n. 2, p. 488-499, jun 2014. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/pcp/v34n2/v34n2a16.pdf. Acesso 1 set 2020.

FREITAS, L. C.; LEMMI, R. C. A. Elaboração de um recurso educativo para identificação e expressão de emoções. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto: v. 19, n. 44, p. 403-405, dez 2009. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/paideia/v19n44/a14v19n44.pdf. Acesso 1 set 2020.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

GÓMEZ, G. O. Comunicação, educação e novas tecnologias tríade do século XXI. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 23, p. 57-70, abr 2002. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i23p57-70. Acesso em 1 set 2020.

GONDIM, S. M. G.; MORAIS, F. A.; BRANTES, C. A. A. Competências Socioemocionais: Fator-chave no desenvolvimento de Competências para o Trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 394-406, out-dez 2014. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v14n4/v14n4a06.pdf. Acesso em 1 set 2020.

GUERRERO, R. Sete passos para ajudar as crianças a enfrentar dificuldades emocionais. El País, [s.I.], 25 de abril de 2018. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/17/actualidad/1523962653_529164.html. Acesso em 1 set 2020.

IDOETA, P. A.; GUIMARÃES, L. Despreparo emocional pode prejudicar estudantes brasileiros tanto quanto falta de conhecimento. BBC News Brasil, São Paulo, 19 de julho de 2018. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44888934. Acesso em 1 set 2020.

LESSA, T. C. R.; FELICIO, N. C.; ALMEIDA, M. A. Práticas Pedagógicas e Habilidades Sociais: Possibilidade de Pesquisa de Intervenção com Professores. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 21, n. 2, p. 167-174, ago. 2017. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/pee/v21n2/2175-3539-pee-21-02-00167.pdf. Acesso em 1 set 2020.

LUCISANO, R. V. et al. Avaliação do Brincar de Faz de Conta de Pré-Escolares: Revisão Integrativa da Literatura. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 23, n. 2, p. 309-322, jun 2017. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbee/v23n2/1413-6538-rbee-23-02-0309.pdf. Acesso em 1 set 2020.

MAJOR, S.; SEABRA-SANTOS, M. J. Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesa. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 27, n. 4, p. 689-699, dez 2014. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79722014000400689&script=sci_arttext_plus&tlng=pt. Acesso em 1 set 2020.

PAIVA, M. L. M. F.; DEL PRETTE, Z. A. P. Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 13, n. 1, p. 75-85, jun 2009. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/pee/v13n1/v13n1a09.pdf. Acesso em 1 set 2020.

ROCHA, J. F.; CARRARA, K. Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 15, n. 2, p. 221-230, dez 2011. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/pee/v15n2/v15n2a04.pdf. Acesso em 1 set 2020.

ROSA, J. L. Ansiedade e frustração marcam geração Z. Valor, São Paulo, 11 abr. 2018. Disponível em https://www.valor.com.br/empresas/5443809/ansiedade-e-frustracao-marcam-geracao-z?origem=G1&utm_source=g1.globo.com&utm_medium=referral&utm_campaign=materia. Acesso em 1 set 2020.

ROSE, T. M. S. et al. Práticas Educativas Inovadoras na Formação do Psicólogo Escolar: uma Experiência com Aprendizagem Cooperativa. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 36, n. 2, p. 304-316, jun 2016. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/pcp/v36n2/1982-3703-pcp-36-2-0304.pdf. Acesso em 1 set 2020.

RUIZ-MORENO, L.; LEITE, M. T. M.; AJZEN, C. Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 217-229, 2013. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/15.pdf. Acesso em 1 set 2020.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M.C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan.-fev 2007. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n1/12.pdf. Acesso em 1 set 2020.

SANTOS, M. V. Construção de escala de Indicadores Socioemocionais em Crianças a Adolescentes. Campinas: PUC, 2016.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 17, n. esp., p. 49-67, nov 2015. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/epec/v17nspe/1983-2117-epec-17-0s-00049.pdf. Acesso em 1 set 2020.

SILVA, J. L. et al. Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 7, p. 2329-2340, jul 2017. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/csc/v22n7/1413-8123-csc-22-07-2329.pdf. Acesso em 1 set 2020.

SOARES, A. B. et al. Intelligence and social competence in university adaptation. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 30, n. 3, p. 317-328, set. 2013. Disponible in https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v30n3/v30n3a01.pdf. Access in 1 sept 2020.

UNESCO. A ciência para o século XXI uma nova visão e uma base de ação. Brasília, 2003.

URANGA, P. R. R. A Defasagem do Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais na Educação do Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

UZUNIAN, L. G.; VITALLE, M. S. S. Habilidades sociais: fator de proteção contra transtornos alimentares em adolescentes. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 11, p. 3495-3508, nov 2015. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/csc/v20n11/1413-8123-csc-20-11-3495.pdf. Acesso em 1 set 2020.

VALADAO, C. T. et al. Analysis of the use of a robot to improve social skills in children with autism spectrum disorder. Res. Biomed. Eng., Rio de Janeiro, v. 32, n. 2, p. 161-175, jun. 2016. Disponible in https://www.scielo.br/pdf/reng/v32n2/2446-4740-reng-32-2-161.pdf. Access in 1 sept 2020.

ZANCAN, G. T. Educação científica uma prioridade nacional. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 14, n. 3, p. 3-7, 2000. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/spp/v14n3/9764.pdf. Acesso em 1 set 2020.

Publicado
2020-09-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Scheffler, N., Dalle Mulle, R., & Versuti, F. (2020). Competências socioemocionais e habilidades sociais no contexto da educação científica. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202015. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202015
Seção
Artigos