Competências socioemocionais e habilidades sociais no contexto da educação científica
uma revisão de literatura
Resumo
Os processos de ensino e aprendizagem atuais necessitam englobar não somente os aspectos cognitivos, mas também os emocionais. Isto é necessário para desenvolver plenamente o aluno como indivíduo e como ser que interage em sociedade. O campo de pesquisa das competências socioemocionais e habilidades sociais, como construtos em interação, sendo este relativamente novo, torna-se importante refletir sobre a utilização da terminologia específica aplicada à área educacional. O objetivo deste estudo foi identificar os sentidos atribuídos aos conceitos de competências socioemocionais e habilidades sociais no contexto da educação científica. Para alcançá-lo, foi realizada uma revisão da literatura, abrangendo o período de 2008 a 2017, de produção científica em bancos de dados pré-selecionados. O resultado foi a elaboração de quadros e resumos de evidências. Foram selecionados dez artigos segundo os critérios de inclusão e exclusão. Não foram encontrados os termos competências socioemocionais e educação científica. Foram encontrados os termos habilidades sociais, mas com carências de definição conceitual. Isto sugere que os trabalhos analisados necessitam de definições e fundamentações teóricas mais aprofundadas.
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