Uma perspectiva sobre educação matemática comparada

Palavras-chave: Educação Matemática., Educação Comparada., Estudos Comparativos

Resumo

Com este artigo pretende-se lançar um olhar sobre os estudos comparativos em Educação Matemática realizados no Brasil nos últimos dez anos, expondo elementos históricos, conceitos e metodologias da Educação Comparada e contextualizando-os na investigação em Educação Matemática, incluindo as diversas fases de desenvolvimento que podem ser consideradas para a sua legitimação na área. Para tanto, do ponto de vista metodológico, ainda que não se trate de um estudo empírico, foi efetuado levantamento, em duas bases de dados, de estudos em Educação Matemática na perspectiva da Educação Comparada, seguido de análise dos estudos segundo quatro fases da Educação Comparada.

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Biografia do Autor

Flavio Augusto Leite Taveira, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Licenciando em Matemática pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Além de realizar atividades de pesquisa (iniciação científica), também compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC) da FEIS-UNESP. Foi Bolsista da CAPES no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal. Seus estudos e reflexões permeiam a área de Educação Matemática com ênfase em Organização e Desenvolvimento Curricular, Teoria Crítica (vertente Habermasiana) e formação de professores que ensinam matemática.

Deise Aparecida Peralta, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Doutora em Educação para a Ciência e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru. Graduada em Matemática pela UNESP, campus de São José do Rio Preto. Atua como Professora Assistente na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP), lotada junto ao Departamento de Matemática. Docente Permanente do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (PPG-EPF/UNESP, campi São José do Rio Preto, Ilha Solteira e Jaboticabal). Lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC/UNESP). Tem atuado em atividades de pesquisa e orientação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular e Teoria Crítica (principalmente a vertente Habermasiana), relacionadas aos seguintes temas: Processos Formativos, Reformas Curriculares, Avaliação e Robótica Educacional. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2.

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Publicado
2020-07-19
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Como Citar
Taveira, F., & Peralta, D. (2020). Uma perspectiva sobre educação matemática comparada. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202002. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202002
Seção
Artigos