Formar-se em grupo: narrativas que se cruzam no espaço de um grupo de pesquisa

Palavras-chave: (Auto)narrativas, Formação Inicial de Professores, Grupo de Pesquisa

Resumo

O artigo apresenta um estudo reflexivo acerca do papel formativo de um Grupo de Pesquisa em Currículo na formação inicial de uma professora graduanda do curso de Ciências Biológicas. Para tal, o artigo inicialmente discute o papel formativo da pesquisa por meio de (auto)narrativas, escolha metodológica da pesquisa realizada. Foram elaboradas cinco (auto)narrativas escritas olhando para memórias e relação com o Grupo de pesquisa a partir de temáticas apresentadas por outros participantes do Grupo via formulário eletrônico. Com base nas análises e reflexões sobre o conteúdo que foi elaborado para a pesquisa se discute qual a experiência de formação proporcionada pelo Grupo de pesquisa, e como as aprendizagens da docência e da pesquisa vivenciadas no grupo influíram na formação inicial de uma professora.

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Biografia do Autor

Roberta de Oliveira Barbosa, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Ilha Solteira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Ensino e Processos Formativos (UNESP), no qual é bolsista CAPES e representante discente no Conselho. Participa do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação" (GEPAC), do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade (NUGENS) e do Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira (NABISA). 

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Livre-docente em Didática e Currículo (2019) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP; doutor em Educação Matemática (2012) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; pedagogo (2002) e mestre em Educação (2005) pela Universidade de Brasília - UnB. Cursou especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e em Antropologia e História dos Povos Indígenas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (bolsista: CNPq). É Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UNESP - campus de Ilha Solteira -, sendo credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (FEIS/UNESP). Exerce a função de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos formativos. Na UNESP lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação - GEPAC, bem como coordena o Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira - NABISA que é vinculado ao Projeto Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária - NUPE. Atua como editor chefe da Revista Pesquisa e Práticas Educativas da UNESP. É professor conteudista em cursos de graduação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP. Trabalhou (2009 a 2013) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, exercendo as seguintes atividades: diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP e presidente da Comissão de Ética. É sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM e da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC. Co-dirige a Série de livros Processos Formativos (Editora FI, Porto Alegre, RS). Seus estudos e investigações permeiam as seguintes temáticas: Currículo; Didática; Educação Matemática; Educação Comparada e Internacional; Diversidade(s); Ensino Integral / Escola de Tempo Integral; Educação Profissional e Tecnológica.

Paulo Gabriel Franco dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

É licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (2010), mestre (2013) e doutor (2017) em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação Para a Ciência (Conceito 6) pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências de Bauru. Participou de projetos nacionais e internacionais de cooperação entre universidade e educação básica, como o Observatório da Educação (Obeduc 2010-2017) e Programa Colombiano-Brasileiro de Formação de Professores de Ciências na interface Universidade-Escola (2012-2015). Membro efetivo da Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência (AIA-CTS) e sócio ativo da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília, campus de Planaltina, atuando na área de Educação e Linguagens. Tem experiência na área de Ensino de Física e Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação CTSA, Questões Sociocientíficas, Formação de Professores, balizado por referenciais da Teoria Crítica da Sociedade. 

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Publicado
2020-07-21
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Como Citar
Barbosa, R., Gonçalves, H., & Santos, P. G. (2020). Formar-se em grupo: narrativas que se cruzam no espaço de um grupo de pesquisa. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202004. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202004
Seção
Artigos