As contribuições do estágio não obrigatório na formação inicial do pedagogo docente

Palavras-chave: Didática. Formação de Professores. Mundo do trabalho.

Resumo

O presente artigo faz parte de uma pesquisa de amplitude maior realizada junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores - GForP no curso de Pedagogia no ano de 2019 com o intuito de compreender a relação existente entre o Estágio não obrigatório e a formação dos docentes desse curso. Se baseia numa pesquisa qualitativa de método fenomenológico onde se buscou o levantamento de dados por meio de questionário com os alunos da turma de Pedagogia 2016/1 - Campus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - que desembocasse na fala e percepção dos mesmos quanto a relação universidade, escola campo e agente integrador perante o desenvolvimento dessa atividade. Como resultados apontamos a necessidade de uma maior aproximação entre os agentes envolvidos com o estágio não obrigatório e a validação cientifica e profissional dessa atividade teórica para a formação do professor, já a considerando como parte integrante do processo formativo do docente. Além disso, ressaltamos a necessidade de a carga horária do professor de estágio ser ampla, de modo a favorecer as atividades de atendimento, orientação, acompanhamento e as intervenções necessárias.

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Biografia do Autor

Felipe Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista no ano de 2012 com efetivação durante o seu estágio curricular obrigatório na área de Preservação Marinha através da Organização não Governamental Instituto Gremar. Idealizador do Jornal Acadêmico Zoonews e colunista do mesmo. Membro do Grupo de Estudos de Aves de Ilha Solteira durante toda a graduação e membro do Núcleo de Estudo em Nutrição de Animais Silvestres. Foi professor de Ciências Humanas do Cursinho comunitário pré-vestibular da UNESP – Ilha Solteira. Pedagogo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com participação no Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID e no Programa Residência Pedagógica do Ministério da Educação. É também idealizador e parte integrante do Jornal Acadêmico Corujão News. Atualmente é aluno do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, pesquisando o Estágio Não Obrigatório na Formação Docente. Membro vitalício do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores - GForP.

Valdeci Luiz Fontoura Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Habilitado para o Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo CEFAM Prof. Argemiro Machado Filho (Andradina -SP), Graduado em Pedagogia (Administração Escolar, Magistério das Matérias Pedagógicas e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa - FIRB (Andradina - SP), Especialista em Educação (Interdisciplinaridade) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Três Lagoas - MS) e Mestre em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual Paulista -UNESP (Presidente Prudente - SP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas - MS atuando no ensino, na pesquisa e na extensão na área da Didática. Pesquisador vinculado GForP/CPTL/UFMS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores) onde coordena a linha de pesquisa Didática, Formação do Pedagogo/da Pedagoga e Educação Sexual.

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013). Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2008). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2014). Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (PPGE-CPTL/UFMS). Coordenador do Curso de Pedagogia da UFMS/CPTL. Líder do GForP - Grupo de Estudos em Formação de Professores da UFMS/CPTL. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino Aprendizagem - LEA (UFMS/CPTL); Coordenador do Projeto de Pesquisa Pedagogia Universitária para Formação de Pedagogos e a Qualidade da Educação Básica - UFMS/CPTL. Atua nas áreas de Filosofia da Educação, Gestão e Currículo e Política de Formação de Professores. 

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Publicado
2020-07-19
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Como Citar
Lima, F., Santos, V. L., & Giareta, P. (2020). As contribuições do estágio não obrigatório na formação inicial do pedagogo docente. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202001. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202001
Seção
Artigos