As contribuições do estágio não obrigatório na formação inicial do pedagogo docente
Resumo
O presente artigo faz parte de uma pesquisa de amplitude maior realizada junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores - GForP no curso de Pedagogia no ano de 2019 com o intuito de compreender a relação existente entre o Estágio não obrigatório e a formação dos docentes desse curso. Se baseia numa pesquisa qualitativa de método fenomenológico onde se buscou o levantamento de dados por meio de questionário com os alunos da turma de Pedagogia 2016/1 - Campus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - que desembocasse na fala e percepção dos mesmos quanto a relação universidade, escola campo e agente integrador perante o desenvolvimento dessa atividade. Como resultados apontamos a necessidade de uma maior aproximação entre os agentes envolvidos com o estágio não obrigatório e a validação cientifica e profissional dessa atividade teórica para a formação do professor, já a considerando como parte integrante do processo formativo do docente. Além disso, ressaltamos a necessidade de a carga horária do professor de estágio ser ampla, de modo a favorecer as atividades de atendimento, orientação, acompanhamento e as intervenções necessárias.
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Referências
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