O LUGAR DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA PAULISTAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Palavras-chave: Educação Matemática; Formação de Professores que Ensinam Matemática; Cursos de Pedagogia.

Resumo

O presente artigo divulga resultados de uma etapa de uma pesquisa de Iniciação Científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em que foi realizado o mapeamento de disciplinas de Matemática em cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo. O objetivo desta ação foi compreender a dimensão do espaço ocupado por disciplinas de Matemática nos cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Estado de São Paulo. Para isso, a etapa da Iniciação Científica descrita neste trabalho, utilizou-se de um mapeamento dos cursos de Pedagogia ofertados pelas instituições de Ensino Superior públicas paulistas e de uma análise documental de seus respectivos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s) a fim de localizar as disciplinas de Matemática e entender qual a sua representação perante a carga horária total dos cursos. Os resultados desta busca apontam para o que a literatura especializada da Educação Matemática já havia relatando: é pequeno o espaço-tempo destinado à formação matemática dos pedagogos. Na maioria dos casos, vê-se apenas um ou duas disciplinas de Matemática nestas Licenciaturas, o que é muito pouco para uma sólida formação do professor que ensinará Matemática. Faz-se necessário pensar a respeito desta disposição e propor alternativas que corrija os pontos frágeis da referida formação, como grupos de formação continuada e reformulação dos PPCs dos cursos de Pedagogia.  

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Biografia do Autor

Mariany Fonseca Garcia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" - (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Docente Permanente dos seguintes programas: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar); Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFSCar); e Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat/UFMS). Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado
2023-12-19
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Como Citar
Garcia, M., & Ciríaco, K. (2023). O LUGAR DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA PAULISTAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. Pesquisas E Práticas Educativas, 3, 1-15. Recuperado de https://epf.unesp.br/pepe/index.php/pepe/article/view/127
Seção
Artigos