O BINGO: A UTILIZAÇÃO DO JOGO PARA APREENSÃO DE UM CONTEÚDO MATEMÁTICO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA

A UTILIZAÇÃO DO JOGO PARA APREENSÃO DE UM CONTEÚDO MATEMÁTICO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA

Palavras-chave: Jogos; Pedagogia Histórico Crítica; Ensino Fundamental I.

Resumo

Este artigo relata e mostra os resultados de uma intervenção pedagógica em uma turma de quinze alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Jataí, GO. O objetivo foi utilizar uma metodologia diferenciada e dinâmica seguindo o método dialético a abordagem da Pedagogia Histórico Crítica no ensino de matemática por meio de um jogo de bingo de multiplicação. O conteúdo de multiplicação utilizado no jogo é um recorte do currículo escolar de matemática da 4ª série. Durante esta intervenção pedagógica relatada, foram realizados três encontros dentro dos momentos propostos por Saviani: abordagem social inicial, questionamento, instrumentalização, catarse e prática social final. Para instrumentalizar a aula, utilizamos atividades impressas, vídeos e o jogo de bingo para sistematizar e fixar o conteúdo. O jogo foi bem aceito, e os alunos se sentiram motivados em aprender de forma dinâmica e lúdica. Entendemos que ao conceber a atividade escolar na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica, a escola tem como papel central a transmissão do conhecimento, possibilitando sua assimilação dinâmica por meio de uma abordagem não conteudista.

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Biografia do Autor

Gisele Assis de Almeida, Instituto Federal de Goiás- Jataí-GO

Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, pela Universidade Federal de Jataí (UFJ), Pós-graduanda em administração educacional pela Universidade Salgado Oliveira (UNIVERSO) e Mestranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (IFG), Jataí, Goiás, Brasil. E-mail: giseleaalmeida@hotmail.com

Marley Souza de Moraes Lima, Instituto Federal de Goiás- Jataí-GO

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (IFG), Jataí, Goiás, Brasil. E-mail: marleysouza21@hotmail.com.

Sueli Aparecida da Silva Castro, Instituto Federal de Goiás- Jataí-GO

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-graduada em Educação Inclusiva Especial pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Mestranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática IFG Jataí Goiás. E-mail: sueliapasilva.cpa@gmail.com.

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Publicado
2023-11-27
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Como Citar
Silva, L., Almeida, G., Lima, M., & Castro, S. (2023). O BINGO: A UTILIZAÇÃO DO JOGO PARA APREENSÃO DE UM CONTEÚDO MATEMÁTICO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA. Pesquisas E Práticas Educativas, 3, 1-19. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2022.3.e.2022.11
Seção
Relatos de experiência