O BINGO: A UTILIZAÇÃO DO JOGO PARA APREENSÃO DE UM CONTEÚDO MATEMÁTICO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA
A UTILIZAÇÃO DO JOGO PARA APREENSÃO DE UM CONTEÚDO MATEMÁTICO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA
Resumo
Este artigo relata e mostra os resultados de uma intervenção pedagógica em uma turma de quinze alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Jataí, GO. O objetivo foi utilizar uma metodologia diferenciada e dinâmica seguindo o método dialético a abordagem da Pedagogia Histórico Crítica no ensino de matemática por meio de um jogo de bingo de multiplicação. O conteúdo de multiplicação utilizado no jogo é um recorte do currículo escolar de matemática da 4ª série. Durante esta intervenção pedagógica relatada, foram realizados três encontros dentro dos momentos propostos por Saviani: abordagem social inicial, questionamento, instrumentalização, catarse e prática social final. Para instrumentalizar a aula, utilizamos atividades impressas, vídeos e o jogo de bingo para sistematizar e fixar o conteúdo. O jogo foi bem aceito, e os alunos se sentiram motivados em aprender de forma dinâmica e lúdica. Entendemos que ao conceber a atividade escolar na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica, a escola tem como papel central a transmissão do conhecimento, possibilitando sua assimilação dinâmica por meio de uma abordagem não conteudista.
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