Avaliação psicológica como procedimento inclusivo:

encaminhamento de estudantes ao atendimento pedagógico especializado

Palavras-chave: Educação Especial. Avaliação Psicológica. Atendimento Pedagógico Especializado

Resumo

A avaliação psicológica de alunos com deficiência intelectual para o encaminhamento aos serviços especializados, é um processo que levanta informações sobre esta população, podendo favorecer a sua inclusão a partir da indicação de quais áreas do desenvolvimento cognitivo devem ser estimuladas ao longo dos serviços de atendimentos pedagógicos especializados. Nesta direção, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de avaliação psicológica de seis alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de uma cidade do interior de São Paulo, buscando investigar a indicação de deficiência intelectual a partir de avaliação pedagógica inicial construída pela equipe de professores, para possível encaminhamento dos alunos ao atendimento pedagógico especializado. Para esta tarefa, foi aplicado o WISC-IV, a anamnese com os pais e consulta a avaliação pedagógica. Os resultados confirmaram a suspeita de deficiência intelectual. Sendo assim, os alunos puderam ser avaliados em relação as suas características de aprendizagem e encaminhados ao atendimento pedagógico especializado. Por fim, este estudo aponta para a necessidade de reflexões acerca da importância da avaliação psicológica integrada a outros procedimentos, pautada na clareza das legislações que a endossem como estratégia inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Tadeu Acuna, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Câmpus de Bauru

Formado em psicologia pela UNESP de Bauru. Especialista em Psicologia Escolar, Inclusão e Desenvolvimento, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP de Bauru, doutorando pelo mesmo programa (Avaliação CAPES 4). Desenvolve trabalhos e pesquisas nas áreas Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Orientação Profissional e para o Trabalho, Educação Sexual, gênero, sexualidade, Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Social. Tem experiência na área da docência e como profissional de psicologia no atendimento a queixa escolar, avaliação psicológica, práticas de autoconhecimento.

Ana Paula Pacheco Moraes Maturana, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Câmpus de Bauru

Realizou Pós Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Possui Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2016), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP (2012) e graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP (2009). Atua como docente universitária em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Educação Especial e Psicologia. Professora convidada do Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru) nos anos de 2017 e 2018. Atualmente é Psicóloga da Defensoria Pública do estado de São Paulo. Tem experiência na área de ensino e pesquisa em Psicologia Social, Educação Especial, Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, práticas educativas, inclusão, psicologia do desenvolvimento, psicologia escolar e psicologia da aprendizagem. Membro do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento da UNESP-Bauru. Integrante do grupo de estudos International Mathematics Consultation Working Group, que envolve pesquisadores dos países: Estados Unidos, Brasil, China e Alemanha, coordenado Profa. Dra. Sarah Van Ingen da University of South Florida.

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Câmpus de Bauru

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Vice-Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2017-2021). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Coordena na UNESP o acordo de Cooperação com a Universidade do Sul da Flórida sobre consultoria colaborativa.

Referências

ACUNA, J. T. Interface entre Psicologia e Educação Especial em contexto escolar. 2017. 190f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. 2017.

AADID. American Association on Intellectual and Developmental Disabilities. Intellectual disability: definition, classification, and systems of supports. 11. ed. Washington: AAIDD, 2010. Disponible in http://www.aaidd.org/intellectualdisabilitybook/content2678.cfm?navID=282. Access in 10 jul 2020.

BAPTISTA, M. N. et al. Compêndio de avaliação psicológica. Petrópolis: Ed. Vozes. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretoria de Política de Educação Especial. Nota Técnica n. 4/2014. Orientações para implementação e política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2014. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15898-nott04-secadi-dpee-23012014&category_slug=julho-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em 10 jul 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Orientações para a implementação da política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17237-secadi-documento-subsidiario-2015&Itemid=30192. Acesso em 10 jul 2020.

CONEP. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em http://www.conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em 10 jul 2020.

CRUZ, M. B. Z. WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para crianças: Manual. Aval. Psicol., Porto Alegre, v. 4, n. 2., p. 199-201. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v4n2/v4n2a11.pdf. Acesso em 10 jul 2020.

FACCI, M. G.; EIDT, N. M.; TULESKI, S. C. Contribuições da teoria histórico-cultural para o processo de avaliação psicoeducacional. Psicologia USP, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 99-124, 2006. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/pusp/v17n1/v17n1a08.pdf. Acesso em 10 jul 2020.

MENDES, E. G.; MATURANA, A. P. P. M. O apoio à escolarização de estudantes com deficiência intelectual: sala de recursos multifuncionais e/ou instituições especializadas? Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 1-23, 2016. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/12844. Acesso em 10 jul 2020.

PATTO, M. H. S. Para uma Crítica da Razão Psicométrica. Psicologia USP, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 47-62, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65641997000100004. Acesso em 10 jul 2020.

SILVA, E. R. M.; COSTA, M. P. R. Revisão sistemática sobre avaliação para identificação inicial de alunos com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 62, p. 551-568, jul/set 2018. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/31890/pdf. Acesso em 10 jul 2020.

SÃO PAULO. Ministério Público do Estado de São Paulo. Instrução n. 14, de 14 de janeiro de 2015. Dispõe sobre a Educação Especial nas unidades escolares da rede estadual de ensino. 2015. Disponível em http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/cursos-concursos/promocao/Anexo%20E19_Instru%C3%A7%C3%A3o%20CGEB%20de%2014%20de%20janeiro%20de%202015.pdf. Acesso em 10 jul 2020.

SCUDELLER, E. V.; CASTRO, P. F. Avaliação de inteligência em crianças com Síndrome de Down a partir dos dados do WISC III: estudo de caso. Revista Educação-UnG, Guarulhos, v. 8, n. 1, p. 22-39, 2013. Disponível em http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/1390/1177. Acesso em 10 jul 2020.

WECHSLER, D. WISC-IV. Escala Wechsler de Inteligencia para niños IV. Manual técnico. México: Manual moderno, 2005.

YIN. R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado
2020-07-21
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Acuna, J., Maturana, A., & Capellini, V. (2020). Avaliação psicológica como procedimento inclusivo:. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202003. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202003
Seção
Artigos