MÍDIAS E EDUCAÇÃO

Desafios e possibilidades utilizando o show AmarElo, de Emicida, como recurso pedagógico em uma perspectiva envolvendo análise de imagem

Palavras-chave: Diversidade; educação não-formal; antirracista.

Resumo

Ao longo dos anos, diversos desafios foram sendo enfrentados, principalmente no que se refere a presença da tecnologia e das mídias no espaço escolar, recursos que nos últimos anos invadiram as escolas brasileiras como único meio de ensino e aprendizagem possível para muitas escolas naquele momento. Não vamos entrar no mérito da qualidade e acesso dessas tecnologias nas escolas, uma vez que muito precisa ser melhorado e que as mídias vão muito além disso, estão presentes desde o consumo básico até no entretenimento das pessoas. Nesse contexto, envolvendo mídia-educação, nossa preocupação neste artigo é: pensar como as mídias têm sido recebidas pelos estudantes de diversos territórios e como educadores podem mediar as situações envolvendo essas mídias na sala de aula, sem deixar de ressaltar a importância do uso delas em busca de uma processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, interessante e significativo em uma perspectiva mais crítica e reflexiva. Como forma de aprofundar nossas discussões, trazemos a análise de imagem como importante recurso no trabalho com as mídias, principalmente no que se refere ao nosso objeto de estudo, o show AmarElo, do rapper Emicida, gravado em 2019. Por fim, buscamos elencar a importância da análise dos elementos que compõe essa mídia, como possibilidade de uma educação antirracista, que fomente as diversidades, capaz de promover importantes reflexões em sala de aula, buscando a formação de um estudante crítico, reflexivo, capaz de intervir no meio em que vive, criando e recriando conhecimento e possibilidades por meio de sua análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-11-28
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Duque, L., Silva, D., & Milani, D. (2023). MÍDIAS E EDUCAÇÃO. Pesquisas E Práticas Educativas, 3, 1-24. Recuperado de https://epf.unesp.br/pepe/index.php/pepe/article/view/108
Seção
Artigos