A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PROCESSO INVESTIGATIVO NO CENÁRIO DO ENSINO DE FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Vlademir Marim Universidade Federal de Uberlândia
  • Leonardo Batista Neto Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Ensino por Investigação; Situação-problema; Ensino de Física.

Resumo

O Processo Investigativo e a Resolução de Problemas em sua perspectiva metodológica podem favorecer o desenvolvimento de habilidades investigativas e conferir novo sentido aos objetos de aprendizagem. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa, que compõe a dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU, é analisar as possíveis contribuições científicas e metodológicas, propostas pelos autores do Simpósio Nacional do Ensino de Física (SNEF), em relação à Resolução de Problemas. Inicialmente realizou-se a definição do Processo Investigativo e apresentou-se as diferentes concepções da Resolução de Problemas. Posteriormente alinhou-se os aspectos que aproximam e distanciam o Processo Investigativo e a Resolução de Problemas. Em seguida, partindo da concepção metodológica da Resolução de Problemas, realizou-se o Estado da Arte dos trabalhos apresentados no período de 2015 a 2019 no SNEF, evento este relevante para os profissionais e futuros profissionais do Ensino de Física. Diante das delimitações realizadas e de uma busca criteriosa, com o auxílio de palavras-chave, leitura de resumos, leitura dos trabalhos completos, selecionou-se dez trabalhos para análise. Para isso elaborou-se três eixos norteadores, são eles: (1) a composição do cenário de investigação; (2) características do   processo metodológico da Resolução de Problemas; e (3) as contribuições da Resolução de Problemas para o processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que o SNEF é um instrumento que contribui para a formação continuada de professores, embora destacou-se alguns pontos de possíveis melhorias.

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Biografia do Autor

Leonardo Batista Neto, Universidade Federal de Uberlândia

O Processo Investigativo e a Resolução de Problemas em sua perspectiva metodológica podem favorecer o desenvolvimento de habilidades investigativas e conferir novo sentido aos objetos de aprendizagem. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa, que compõe a dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU, é analisar as possíveis contribuições científicas e metodológicas, propostas pelos autores do Simpósio Nacional do Ensino de Física (SNEF), em relação à Resolução de Problemas. Inicialmente realizou-se a definição do Processo Investigativo e apresentou-se as diferentes concepções da Resolução de Problemas. Posteriormente alinhou-se os aspectos que aproximam e distanciam o Processo Investigativo e a Resolução de Problemas. Em seguida, partindo da concepção metodológica da Resolução de Problemas, realizou-se o Estado da Arte dos trabalhos apresentados no período de 2015 a 2019 no SNEF, evento este relevante para os profissionais e futuros profissionais do Ensino de Física. Diante das delimitações realizadas e de uma busca criteriosa, com o auxílio de palavras-chave, leitura de resumos, leitura dos trabalhos completos, selecionou-se dez trabalhos para análise. Para isso elaborou-se três eixos norteadores, são eles: (1) a composição do cenário de investigação; (2) características do   processo metodológico da Resolução de Problemas; e (3) as contribuições da Resolução de Problemas para o processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que o SNEF é um instrumento que contribui para a formação continuada de professores, embora destacou-se alguns pontos de possíveis melhorias.

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Publicado
2023-01-31
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Como Citar
Marim, V., & Neto, L. (2023). A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PROCESSO INVESTIGATIVO NO CENÁRIO DO ENSINO DE FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquisas E Práticas Educativas, 2, 1-15. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2021.2.1-15
Seção
Artigos