A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PROCESSO INVESTIGATIVO NO CENÁRIO DO ENSINO DE FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O Processo Investigativo e a Resolução de Problemas em sua perspectiva metodológica podem favorecer o desenvolvimento de habilidades investigativas e conferir novo sentido aos objetos de aprendizagem. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa, que compõe a dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU, é analisar as possíveis contribuições científicas e metodológicas, propostas pelos autores do Simpósio Nacional do Ensino de Física (SNEF), em relação à Resolução de Problemas. Inicialmente realizou-se a definição do Processo Investigativo e apresentou-se as diferentes concepções da Resolução de Problemas. Posteriormente alinhou-se os aspectos que aproximam e distanciam o Processo Investigativo e a Resolução de Problemas. Em seguida, partindo da concepção metodológica da Resolução de Problemas, realizou-se o Estado da Arte dos trabalhos apresentados no período de 2015 a 2019 no SNEF, evento este relevante para os profissionais e futuros profissionais do Ensino de Física. Diante das delimitações realizadas e de uma busca criteriosa, com o auxílio de palavras-chave, leitura de resumos, leitura dos trabalhos completos, selecionou-se dez trabalhos para análise. Para isso elaborou-se três eixos norteadores, são eles: (1) a composição do cenário de investigação; (2) características do processo metodológico da Resolução de Problemas; e (3) as contribuições da Resolução de Problemas para o processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que o SNEF é um instrumento que contribui para a formação continuada de professores, embora destacou-se alguns pontos de possíveis melhorias.
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Referências
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