Apresentação de Trabalhos

As submissões de trabalhos (para submeter trabalho, clique aqui) estão abertas até 23 de junho de 2019, em duas modalidade:

  • Comunicação Oral

Destinada a trabalhos já em desenvolvimento ou concluídos, que apresentem resultados parciais ou finais. Para a submissão de trabalhos na modalidade, os/as autores/as deverão encaminhar texto completo entre 8 e 12 páginas, em duas versões, sendo um com e outra sem a identificação dos/as autores/as. A formatação deve corresponder a este template.

  • Pôster

Destinado a trabalhos: em fase inicial, que ainda não conte resultados; projetos de pesquisa; ou relatos de experiência. Para a submissão de trabalhos na modalidade, os/as autores/as deverão encaminhar resumo entre 300 e 500 palavras, em duas versões, sendo um com e outra sem a identificação dos/as autores/as. A formatação deve corresponder a este template.

Eixos temáticos:

1. Formação de Professores e Gestores Educacionais: análise de programas e políticas de formação inicial e continuada ou em serviço e na pós-graduação; avaliação de modelos e práticas de formação de professores para diferentes etapas, níveis e modalidades de escolaridade; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes; práticas reflexivas.

2. Epistemologias e Metodologias do ensino: história, filosofia, psicologia e sociologia do Ensino enquanto área de conhecimento; referenciais teóricos, abordagens metodológicas e modalidades de pesquisa; prospecção e identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa Ensino.

3. Ensino em espaços não-formais: história, políticas e práticas de divulgação científica; divulgação científica e inclusão social; relações entre comunicação e educação; educação em museus, centros, feiras, exposições e outros espaços não formais de Ensino.

4. Educação Ambiental e ensino: questões e relações de Ensino que abarquem educação ambiental; questões socioambientais; ensino para a sustentabilidade e para as sociedades sustentáveis.

5. Ensino e Saúde: questões e relações entre ensino e saúde; educação popular em saúde; promoção da saúde; formação docente e profissional em saúde.

6. Linguagens, tecnologias e ensino: diferentes formas de linguagens e ensino; cinema e ensino; literatura e ensino; artes visuais e ensino; artes em geral e ensino.

7. Currículos: desenvolvimento e reformas curriculares; políticas de currículo; conhecimento escolar; aspectos teóricos e metodológicos de avaliação; história das disciplinas; inovações educacionais; currículo e diversidades, currículo e cultura.

8. Diversidades, multiculturalismo, interculturalidade: relações entre Ensino e temas como inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, gênero, religião, classe; educação para relações étnico-raciais; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos; políticas de ações afirmativas.

9. Processos, recursos e materiais educativos: dinâmicas para trabalhos em grupo (como rodas de conversas, debates, dramatização); unidades e sequências didáticas; atividades lúdicas; atividades práticas e experimentais; estudos sobre recursos didáticos (como livros didáticos, paradidáticos, jogos); Tecnologias da Informação e Comunicação.

10. Políticas educacionais: história, análise e avaliação de políticas públicas em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino; avaliação de sistemas educacionais; legislação educacional; direitos humanos; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; relações entre público e privado nas políticas educacionais; políticas de formação de pesquisadores; estudos comparativos internacionais relacionados ao Ensino.