Prazo para submissões: 01 de agosto de 2020
Submissões: link
Modalidades
- Resumos: pesquisas iniciais, em andamento, sem resultados
- Resumos expandidos: SOMENTE para alunos egressos do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da UNESP
- Artigos Completos: pesquisas concluídas (ou com resultados parciais)
Apresentações
Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na modalidade Comunicação Científica
- Apresentações online (Google Meet);
- Duração: 10 minutos;
- Tempo para perguntas/discussões em cada sessão.
Anais
Somente os trabalhos aprovados e apresentados na modalidade Comunicação Científica serão publicados nos Anais do Evento (formato digital).
Eixos temáticos:
1. Formação de Professores e Gestores Educacionais: análise de programas e políticas de formação inicial e continuada ou em serviço e na pós-graduação; avaliação de modelos e práticas de formação de professores para diferentes etapas, níveis e modalidades de escolaridade; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes; práticas reflexivas.
2. Epistemologias e Metodologias do ensino: história, filosofia, psicologia e sociologia do Ensino enquanto área de conhecimento; referenciais teóricos, abordagens metodológicas e modalidades de pesquisa; prospecção e identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa Ensino.
3. Ensino em espaços não-formais: história, políticas e práticas de divulgação científica; divulgação científica e inclusão social; relações entre comunicação e educação; educação em museus, centros, feiras, exposições e outros espaços não formais de Ensino.
4. Educação Ambiental e ensino: questões e relações de Ensino que abarquem educação ambiental; questões socioambientais; ensino para a sustentabilidade e para as sociedades sustentáveis.
5. Ensino e Saúde: questões e relações entre ensino e saúde; educação popular em saúde; promoção da saúde; formação docente e profissional em saúde.
6. Linguagens, tecnologias e ensino: diferentes formas de linguagens e ensino; cinema e ensino; literatura e ensino; artes visuais e ensino; artes em geral e ensino.
7. Currículos: desenvolvimento e reformas curriculares; políticas de currículo; conhecimento escolar; aspectos teóricos e metodológicos de avaliação; história das disciplinas; inovações educacionais; currículo e diversidades, currículo e cultura.
8. Diversidades, multiculturalismo, interculturalidade: relações entre Ensino e temas como inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, gênero, religião, classe; educação para relações étnico-raciais; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos; políticas de ações afirmativas.
9. Processos, recursos e materiais educativos: dinâmicas para trabalhos em grupo (como rodas de conversas, debates, dramatização); unidades e sequências didáticas; atividades lúdicas; atividades práticas e experimentais; estudos sobre recursos didáticos (como livros didáticos, paradidáticos, jogos); Tecnologias da Informação e Comunicação.
10. Políticas educacionais: história, análise e avaliação de políticas públicas em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino; avaliação de sistemas educacionais; legislação educacional; direitos humanos; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; relações entre público e privado nas políticas educacionais; políticas de formação de pesquisadores; estudos comparativos internacionais relacionados ao Ensino.