Educação superior em retalhos e o grande pacto pela mercantilização do ensino

Palavras-chave: Expansão do ensino superior, Público e privado na educação, Políticas públicas em educação

Resumo

O presente ensaio teórico pretende trazer uma discussão sobre os principais aspectos da manutenção e expansão da educação superior no Brasil. Dessa forma, dividimos nosso estudo em dois segmentos, além da introdução e considerações finais: (i) a expansão da educação superior e a parceria público-privada, na qual tratamos da reforma educacional pós Constituição de 1988, a renúncia fiscal para a manutenção das instituições privadas que deu origem ao Programa Universidade Para Todos e o mecanismo de financeirização da educação superior; (ii) a expansão das instituições federais de educação superior e novos modelos de formação, apontando os objetivos e princípios do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, investimentos feitos no período de expansão e a criação de novos modelos de curso ligados a novas formas de organização do trabalho. Por fim, consideramos o histórico de suplantação de políticas de educação superior e o ensino como integrante do pacto de mundialização do capital em uma discussão que ainda está aquém de oferecer quaisquer soluções para a estruturação de políticas públicas educacionais ou direcionar os caminhos paras as parceria público-privadas em educação, porém, com a intenção de estabelecer o pano de fundo e acender as luzes para que tais caminhos e direções sejam pensados e posteriormente construídos.

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Biografia do Autor

Carlos Roberto Cardoso Ferreira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Estudante de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura/Bacharelado) pela mesma instituição, câmpus de Ilha Solteira. Participa do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC) da UNESP, cujas reflexões permeiam as seguintes temáticas: Teorias e Perspectivas Curriculares, Educação Matemática, Educação Comparada, Educação Intercultural Indígena, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Diversidade Cultural, Escola de Tempo Integral e Educação Profissional. Desenvolve projeto de pesquisa em educação comparada sobre o ensino da Bioquímica em instituições públicas de ensino e tem interesse em trabalhar com questões relativas às relações étnico-raciais e, em especial, questões indígenas.

Oscar João Abdounur, Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP)

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1986); mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1993); doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997); pós-doutorado em História da Ciência no Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte em Berlim (2001), onde recebeu o prêmio Lorenz Krüger oferecido a pesquisas relacionando história e filosofia da ciência; e pós-doutorado em História e filosofia da ciência no Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte (2008) em Berlim. Atualmente é professor associado/livre-docente (livre-docência em 2003) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, onde coordena o grupo de pesquisa Epistemologia, Didática e História da Matemática; pesquisador visitante frequente no Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte em Berlim desde 2001 para fins de desenvolvimento de projetos comuns relacionados ao Desenvolvimento Histórico das relações entre matemática e música, bem como à Globalização do conhecimento matemático; bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; parecerista da revista da sbhc da Sociedade Brasileira de Historia da Ciencia; consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -- CNPq -- e consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Tem experiência na área de História, Epistemologia e Didática da matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: interrelações históricas entre matemática e música, história da matemática, teorias de razão e proporção, heurística e pensamento analógico, globalizacão e internacionalização do conhecimento matemático e educação matemática. Além disso, coordena o projeto da exposição entitulada "Matemática e Música" a ser realizada no Museu Parque Cientec, com apoio do CNPq como parte dos Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia. Em 2012, foi promovido para Professor Associado 2 e em 2013, para Professor Associado 3 da Universidade de São Paulo.

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Publicado
2020-09-02
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Como Citar
Ferreira, C., & Abdounur, O. (2020). Educação superior em retalhos e o grande pacto pela mercantilização do ensino. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202014. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202014
Seção
Artigos