Matemática e o jogo avançando com o resto: relato de experiência em meio a pandemia
Resumo
Diante do cenário proporcionado pela pandemia causada pelo Novo Corona Vírus, as escolas tiveram que se reinventar. Um grande desafio para todos da comunidade educacional! Em especial, nesse relato de experiência, retratamos a mudança enfrentada pela prática do professor diante da realidade frente a novas tecnologias, as quais na atual conjuntura, são fundamentais para promover a proximidade entre professor-aluno e até mesmo, aluno-aluno durante o período de distanciamento social físico. As aulas presenciais, foram substituídas por aulas online. Com tantas mudanças, também se faz necessário repensar as práticas pedagógicas, principalmente quando se pensa em utilizar jogos para o ensino da matemática. Aqui, relatamos a experiência de uma aula de matemática, na turma do 7º ano de um colégio particular de São José do Rio Preto/SP. O jogo Avançando com o resto foi escolhido para retomar alguns conceitos matemáticos, a princípio somente a divisão, mas diante de algumas situações vivenciadas no jogo ao longo da aula, foi possível problematizar uma jogada e explorar assuntos relacionados a porcentagem e probabilidade. Além de trazer conceitos matemáticos para a aula, os alunos estavam solicitando que fosse trabalhado algum jogo, já que antes da quarentena, havia o hábito de trabalhar o jogo durante as aulas, ao menos um a cada quinze dias. Apesar de ocorrer algumas situações que precisam ser melhoradas em relação ao uso do jogo Avançando com o resto em aulas online, foi possível perceber que a maioria dos alunos participou efetivamente da aula e que os objetivos propostos foram alcançados.
Downloads
Referências
BORIM, J. Jogos e Resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. São Paulo: IME-USP, 1996.
DADOS VIRTUAIS. 2020. Disponível em http://rolardados.com. Acesso em 17 jul 2020.
MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
MEIER, M.; GARCIA, S. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: Edição do autor, 2007.
MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na Matemática. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 2011. p. 81-97.
PILIAPP. Jogar Dados. 2020. Disponível em https://pt.piliapp.com/random/dice/. Acesso em 17 jul 2020.
UNESP. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. Departamento de Matemática. Jogos no ensino da matemática. Disponível em https://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao/lab-mat/jogos-no-ensino-de-matematica/6-ao-9-ano/. Acesso em 17 jul 2020.
- Visualizações do Artigo 0
- PDF downloads: 0