Matemática e o jogo avançando com o resto: relato de experiência em meio a pandemia

Palavras-chave: Palavras-chave: Aulas online. Lúdico. Porcentagem

Resumo

Diante do cenário proporcionado pela pandemia causada pelo Novo Corona Vírus, as escolas tiveram que se reinventar. Um grande desafio para todos da comunidade educacional! Em especial, nesse relato de experiência, retratamos a mudança enfrentada pela prática do professor diante da realidade frente a novas tecnologias, as quais na atual conjuntura, são fundamentais para promover a proximidade entre professor-aluno e até mesmo, aluno-aluno durante o período de distanciamento social físico. As aulas presenciais, foram substituídas por aulas online. Com tantas mudanças, também se faz necessário repensar as práticas pedagógicas, principalmente quando se pensa em utilizar jogos para o ensino da matemática. Aqui, relatamos a experiência de uma aula de matemática, na turma do 7º ano de um colégio particular de São José do Rio Preto/SP. O jogo Avançando com o resto foi escolhido para retomar alguns conceitos matemáticos, a princípio somente a divisão, mas diante de algumas situações vivenciadas no jogo ao longo da aula, foi possível problematizar uma jogada e explorar assuntos relacionados a porcentagem e probabilidade. Além de trazer conceitos matemáticos para a aula, os alunos estavam solicitando que fosse trabalhado algum jogo, já que antes da quarentena, havia o hábito de trabalhar o jogo durante as aulas, ao menos um a cada quinze dias. Apesar de ocorrer algumas situações que precisam ser melhoradas em relação ao uso do jogo Avançando com o resto em aulas online, foi possível perceber que a maioria dos alunos participou efetivamente da aula e que os objetivos propostos foram alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Aparecida Cruz Pereira, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de São José do Rio Preto

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi bolsista do Núcleo de Ensino, com ênfase no estudo de "Utilização de Jogos e Materiais Concretos no Ensino da Matemática". Cursou Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Especialista em Administração Hospitalar, área de conhecimento em Saúde Pública, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É aluna do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu "Ensino e Processos Formativos" (UNESP São José do Rio Preto/ Ilha Solteira e Jaboticabal) e participante do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação - GEPAC. Foi Gestora Pedagógica na Mind Lab Brasil, trabalhando na Formação de Professores, com ênfase no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e mediação no Ensino-Aprendizagem. Foi professora da educação básica da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, atuando na EE "Parque das Aroeiras II", em São José do Rio Preto. É professora na Ensino Fundamental II, do Colégio Ateneu em São José do Rio Preto.

Deise Aparecida Peralta, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Doutora em Educação para a Ciência e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru. Graduada em Matemática pela UNESP, campus de São José do Rio Preto. Atua como Professora Assistente na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP), lotada junto ao Departamento de Matemática. Docente Permanente do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (PPG-EPF/UNESP, campi São José do Rio Preto, Ilha Solteira e Jaboticabal). Lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC/UNESP). Tem atuado em atividades de pesquisa e orientação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular e Teoria Crítica (principalmente a vertente Habermasiana), relacionadas aos seguintes temas: Processos Formativos, Reformas Curriculares, Avaliação e Robótica Educacional. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2.

Referências

BORIM, J. Jogos e Resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. São Paulo: IME-USP, 1996.

DADOS VIRTUAIS. 2020. Disponível em http://rolardados.com. Acesso em 17 jul 2020.

MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MEIER, M.; GARCIA, S. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: Edição do autor, 2007.

MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na Matemática. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 2011. p. 81-97.

PILIAPP. Jogar Dados. 2020. Disponível em https://pt.piliapp.com/random/dice/. Acesso em 17 jul 2020.

UNESP. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. Departamento de Matemática. Jogos no ensino da matemática. Disponível em https://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao/lab-mat/jogos-no-ensino-de-matematica/6-ao-9-ano/. Acesso em 17 jul 2020.

Publicado
2020-07-25
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Pereira, R., & Peralta, D. (2020). Matemática e o jogo avançando com o resto: relato de experiência em meio a pandemia. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202009. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202009
Seção
Relatos de experiência