Programa educando para a diversidade: uma ferramenta de subversão da identidade de gênero

Palavras-chave: Nugens. Educando para a Diversidade. Nabisa.

Resumo

O presente relato busca explanar sobre duas ações que foram realizadas ao longo do ano de 2019 no âmbito do programa Educando para a Diversidade, realizadas na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Feis). Além da exposição das ações, buscaremos no decorrer deste texto, trazer um pouco da história dos núcleos que foram responsáveis pela realização das ações, nomeadamente o Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade e o Núcleo Afrobrasileiro e Indígena de Ilha Solteira. Por fim, propomos reflexões acerca de como tais atividades impactaram a vida pessoal e acadêmica dos sujeitos participantes dos núcleos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Araujo de Souza, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Jaboticabal

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - campus de Ilha Solteira. Mestranda pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). É integrante do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação" e dos núcleos de pesquisa "Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira" e "Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade" da UNESP. Durante a graduação atuou como monitora das disciplinas de História e Filosofia da Educação e Didática. Foi bolsista de Iniciação Científica com o projeto "Análise Curricular da Educação Profissional Estadunidense", que integra o projeto financiado pela FAPESP "Estudo comparativo sobre o ensino de matemática em currículos de educação profissional técnica: Brasil e Estados Unidos". Atuou também nos projetos de extensão "Mulheres em tela: o desvelar de uma ciência demaquilada" e "Mulheres na ciência: desconstruindo estereótipos de gênero". Atua principalmente nos seguintes temas: cinema, gênero e sexualidade, identidade e currículo.

Mayanna de Vasconcelos Vieira, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. É integrante do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação" - GEPAC e do "Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade" - NUGENS da UNESP. Atuou também nos projetos de extensão "Mulheres em tela: o desvelar de uma ciência demaquilada" e "Mulheres na ciência: desconstruindo estereótipos de gênero".

Flavio Augusto Leite Taveira, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Licenciando em Matemática pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Além de realizar atividades de pesquisa (iniciação científica), também compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC) da FEIS-UNESP. Atua como membro do "Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade" - NUGENS da UNESP. Foi Aluno Especial dos Programas de Pós-graduação Educação para Ciência (FC/UNESP) e Ensino e Processos Formativos (FEIS-FCAV-IBILCE/UNESP). Foi Bolsista da CAPES no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal. Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Seus estudos e reflexões permeiam a área de Educação Matemática com ênfase em Organização e Desenvolvimento Curricular, Teoria Crítica (vertente Habermasiana) e formação de professores que ensinam matemática. É Sócio Aspirante da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Liliane Santos de Camargos, Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira

Graduada em Ciências Biológicas/Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), MSc. em Fisiologia e Bioquímica de Plantas pela Universidade de São Paulo (2003), Doutora em Biologia Vegetal (área de concentração Fisiologia Vegetal) pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Livre-Docente em Fisiologia do Metabolismo Vegetal pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2018). Atualmente é Professora Associada da Unesp/Ilha Solteira, onde lidera o grupo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica de Leguminosas e Gramíneas Tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: Metabolismo de nitrogênio, com foco na tolerância do sistema simbiótico à presença de nitrogênio mineral; Crescimento, tolerância e potencial de uso de leguminosas tropicais na fitorremediação de solos contaminados por Mn, B, Cu, Fe e Pb; Respostas de plantas a estresses abióticos, com foco em espécies do bioma Cerrado. É uma das responsáveis pela implantação do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade - NUGENS, com foco nas temáticas de desconstrução de esteriótipos de gênero e prevenção a violência de gênero, desenvolvendo projetos de ensino e de extensão que visam o combate a violência física e psicológica em decorrência de gênero e sexualidade; e a valorização do protagonismo feminino a fim de motivar meninas e mulheres a se envolverem com as ciências rompendo com estereótipos decorrentes do machismo estrutural da nossa sociedade.

Referências

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
GRUPO GAY DA BAHIA (GGB). Pessoas LGBT morta no Brasil: relatório 2017. 2017. Disponível em: . Acesso em: 30, mai. 2020.
GRUPO GAY DA BAHIA (GGB). População LGBT morta no Brasil: relatório 2018. 2018. Disponível em: . Acesso em: 30, mai. 2020.
GRUPO GAY DA BAHIA (GGB). Mortes violentas de LGBT+ no Brasil - 2019. 2019. Disponível em: . Acesso em: 30, mai. 2020.
Publicado
2020-08-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • PDF downloads: 0
Como Citar
Souza, C., Vieira, M., Taveira, F., & Camargos, L. (2020). Programa educando para a diversidade: uma ferramenta de subversão da identidade de gênero. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202010. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202010
Seção
Relatos de experiência